De acordo com o veterinário, os pássaros mantém as penas fechadas para ficar com o ar em volta delas. Deste modo, elas ficam aquecidas por uma espécie de colchão de ar. Mas, se ficarem em um lugar que tenha uma corrente de vento, o ar esfria e as aves não conseguem manter a temperatura.
Eles podem sentir tanto quando está muito frio quanto quando as temperaturas estão altas demais.
6 Dicas importantes para manter seus periquitos protegidos contra o frio. Primeiramente, mova a gaiola dos seus periquitos para o mais longe possível de portas e janelas. Isso ajudará a proteger o pássaro contra correntes de ar. Ou seja, leve-o para o lugar mais quente da casa.
A pergunta foi de um grande amigo meu, o Gabriel, um torcedor do Figueirense aqui em Florianópolis. Pegar uma ave ou um pássaro na mão é uma manobra que quase sempre se torna estressante para eles, por isso deve ser realizada somente quando muito necessário.
Faça-o subir em um dedo. Aproxime-se dele e cutuque-o na altura da barriga, próximo às patas. Se o pássaro sair rapidamente do dedo, continue tentando, mas não force-o. Dê um tempo a ele entre as tentativas e continue movendo-se lentamente. Seja paciente e o periquito começará a subir voluntariamente no dedo.
Coloque a mão do lado de fora da gaiola e converse com o periquito em um tom relaxante. Assim, ele vai começar a ver a sua mão como algo não ameaçador e ficará mais relaxado na sua presença. Repita isso no decorrer de uma semana para acostumar o bicho à sua presença. Coloque a mão dentro da gaiola.
Como cães e gatos, pássaros criados fora da gaiola demonstraram carinho e personalidade. A conclusão é da bióloga Célia dos Santos Araújo, que há pouco mais de um ano começou a criar periquitos-australianos soltos dentro de seu apartamento, em Goiânia.
Basta contar com um aparato simples que acomode o pássaro, como uma gaiola numa área sem necessidade de muito espaço, para iniciar um empreendimento com fim lucrativo. Com preço barato, no varejo especializado são encontradas sementes envasadas para alimentar a ave, que é pequena e come pouco.
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
Crie condições de sono adequadas. Os periquitos dormirão aproximadamente dez horas por dia, principalmente durante a noite, mas eles podem tirar sonecas durante o dia. Quando ele estiver dormindo, tente não fazer muito barulho, mas é possível ouvir músicas ou assistir TV com volumes baixos.
Como a maioria das aves precisa de mais sono que seus donos (aves normalmente precisam de 10 a 12 horas por noite, em comparação com seis a oito para humanos adultos), usar uma capa ajuda a garantir que seu animal de estimação possa descansar se as luzes na casa continuarem acesas depois que ele for dormir.
O passarinho precisa ter várias opções do que comer todos os dias. Como orientação geral, dê sementes e bastões diariamente. As frutas, os vegetais e os grãos amolecidos devem ser dados a ele dia sim, dia não, ou de preferência todos os dias.
Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia. Converse com um veterinário sobre a frequência adequada; Embora a temperatura ideal varie de espécie para espécie, a papinha normalmente deve ser oferecida morna.
Alimentação do periquito australiano
Pra começar eles precisam de um local tranquilo pra dormir. Por serem animais diurnos, eles precisam ter uma boa noite de sono pra aproveitar o dia. Eles também precisam de um viveiro, gaiola, como você preferir chamar, mas precisa de um espacinho só dele, para que ele possa dormir, ter sua comida, água e brinquedos.
Gritaria excessiva poderá ser bem como a agressividade, um sinal de que algo falta no ambiente do seu periquito. Algumas pessoas queixam-se do barulho que fazem alguns papagaios...
Qualquer vocalização (conversar, cantar ou assobiar) indicará que o periquito está contente e feliz em sua casa. Quando esse comportamento aumenta ao ver alguma pessoa entrando no quarto, é um bom sinal de que ele gosta dela. Fique atento se ele “bate” os bicos ou “ronrona”.
No momento o ideal é esperar, deixar seus quitos em um lugar estratégico p ele escutar o chamado, e torcer para ele ficar por perto. Se ele tentar voltar, normalmente isso ocorre no outro dia, qdo ele já estará com fome.
Se você possui outro exemplar, use-o para tentar encontrar o periquito que se perdeu. Coloque uma gaiola na janela, jardim ou leve-a com você enquanto o procura, para que o canto deste atraia o outro animal.
Periquitos australianos e calopsitas que fogem terminam morrendo de fome por não saberem como se alimentar sozinhos. Algumas pessoas acham que, ao soltar passarinhos “de gaiola”, estão fazendo uma coisa muito boa, mas esses animais sofrem muito e acabam morrendo de inanição ou hipotermia.
Como atrair um periquito
Como amansar seu periquito