Plantas vasculares: o transporte da seiva ocorre em vasos condutores formados pelos tecidos condutores. Os vasos que transportam a seiva bruta ou mineral da raiz para as folhas são denominados lenhosos. O conjunto de vasos lenhosos de uma planta e tecidos associados a eles são chamados de xilema ou lenho.
Condução das seivas O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.
Esses organismos são responsáveis pela maior parte da fotossíntese que ocorre no planeta. 4) As briófitas não têm vasos condutores de seiva; tanto a seiva elaborada quanto a bruta passam diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes. Os musgos pertencem ao grupo das briófitas.
Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.
Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. ... A sua principal função é a condução de água e sais minerais.
O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Pteridófitas
As pteridófitas foram primeiras a apresentarem vasos condutores de seiva. Entre elas, as mais comuns são as samambaias e avencas.
As plantas que possuem vasos condutores são chamadas de traqueófitas, são elas todas as plantas pertencentes ao grupo das pteridófitas, das gimnospermas e das angiospermas.
Resposta. Resposta:Algas e outras plantas encontradas no fundo do mar, capim, árvores rasteiras,etc.
Como surgiu a primeira árvore do mundo? ... As pteridófitas (samambaias e avencas) foram o primeiro grupo vegetal a desenvolver esses vasos condutores, dando origem às primeiras árvores, com até 50 metros de altura, entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. ... A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.
Poucos livros tratam da origem dos organismos fotossintetizantes. Neste texto aponto as teorias que discutem a origem desses organismos fotossintetizantes. ... Essa teoria foi formalizada por Altmann em 1890 e em seguida Mereschkowsky em 1905 afirmou que um procedimento semelhante teria ocorrido com os cloroplastos.
Entre 3,2 e 3,6 bilhões de anos atrás, uma combinação de meteoritos e água quente levou à produção das primeiras formas de vida terrestre. Eram bactérias unicelulares sem núcleo organizado que necessitavam do calor oriundo das águas vulcânicas e da luz do Sol para produzir energia para crescerem e se reproduzirem.
Então Louis Pasteur, que descobriu o mundo oculto dos microrganismos, aparece. Ele surpreendentemente opina que o deserto é cheio de vida... O cientista Louis Pasteur fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina.