A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles.
∆Q/∆t é a taxa de fluxo de calor; K é a condutividade térmica (depende do material);...Condução Através de Placa Simples.
Convecção: esse é o processo que ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores) em razão das diferenças na densidade dos fluidos envolvidos no sistema. Um exemplo disso ocorre, por exemplo, no resfriamento dos alimentos dentro da geladeira.
Fluxo térmico ou fluxo de calor é a relação entre a quantidade de calor transmitido e o tempo gasto na transmissão. ... Taxa de transferência de calor é o quociente da quantidade de calor que atravessa uma superfície durante um intervalo de tempo (fluxo de calor) pela duração desse intervalo.
O fluxo de calor através da superfície S é dado pela relação entre a quantidade de calor Q que atravessa a superfície e o intervalo de tempo decorrido. As unidades usuais de fluxo de calor são cal/s e kcal/s. Como é energia, podemos também usar a unidade watt (W), que corresponde ao joule por segundo (J/s).
Φ = K.A.Δt Nessa equação, o K representa a condutividade térmica do material que constitui as paredes. Essa grandeza diferencia os materiais de acordo com a sua capacidade de conduzir calor.
O fluxo de calor refere-se ao fluxo de energia térmica. ... Como outras formas de energia, o calor flui por condução e convecção na direção da queda potencial de energia – temperatura no caso da energia térmica.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
Calor Sensível
Uma maneira de determinar a quantidade de energia transferida, na forma de calor, é medir a temperatura do sistema antes (T1) e depois (T2) de ele receber energia e calcular sua variação (ΔT):
O calor pode ser definido como a quantidade de energia que é trocada entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura existente entre eles. ...
Fatores que exercem influência na quantidade de calor? Massa, calor específico, e diferença de temperatura ao qual o corpo é submetido. Se o corpo estiver mudando de estado físico, então depende de massa e calor latente de fusão ou evaporação.
Mais diretamente, pode ser calculada pelo produto da força pela velocidade. Assim, o atleta em questão faz uma força de mg, onde m é sua massa e g a aceleração da gravidade, a uma velocidade vertical de 0,25m/. . Note que a produção de energia em nosso corpo não é nada mal: cerca de 1,5 W por kg.
Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.
Sabemos que a fórmula da energia cinética é: Onde "m" simboliza a massa do corpo e "v" representa a velocidade do mesmo. Agora assumindo o dobro da velocidade, ou seja, "2v" note o que teremos: Logo chegamos a conclusão que se a velocidade de certo corpo for duplicada, a energia cinética resultante será 4 vezes maior.
Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado, sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior.
quando a velocidade escalar de um móvel ,de massa constante, duplica, sua energia cinética: dados: ec=m. v²/2 , sendo ec a energia cinética, m a massa do corpo e v a sua velocidade.
Resposta. Logo, se a velocidade quadruplica, a energia cinética octuplica.
O corpo utiliza a energia potencial para realizar trabalho. Ao esgotar sua reserva de energia potencial, o mesmo deixa de realizar trabalho e mantém constante sua energia cinética. Para simplificar o raciocínio, simplesmente pulamos a parte do trabalho e dizemos que a energia potencial é convertida em energia cinética.
Sendo assim, podemos dizer que essas equações são modos matemáticos de enunciar o Teorema da Energia Cinética, que diz: O trabalho total das forças atuantes numa partícula é igual à variação da energia cinética dessa partícula.
Resposta. Resposta: Quando triplica a velocidade. porque a velocidade aumenta com seu quadrado.
A energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Desse modo, caso a velocidade de um corpo dobre, sua energia cinética aumentará quatro vezes, caso a velocidade de um corpo triplique, então esse aumento será de nove vezes.
RESPOSTA: ➔ O projétil tem mais energia cinética.
Quando dois corpos possuem a mesma velocidade, o de maior massa tem mais energia cinética. Quando uma força resultante age em um corpo ao longo de um deslocamento, realiza trabalho e provoca variação na energia cinética desse corpo.