Chloe é uma jovem que se acostumou a estar doente durante toda a sua vida, e depende da sua mãe - sua grande protetora - para tudo. Até que um dia, ela começa a notar que talvez sua mãe esteja mentindo para a manter presa, mas será esse apenas um delírio de uma menina doente?
Garota Exemplar, filme dirigido por David Fincher, promete mexer com o seu psicológico contando a história do casal Amy Dunne (Rosamund Pike) e Nick (Ben Affleck). Quando a mulher desaparece, deixando o marido como o principal suspeito do caso, descobrimos que as coisas não aconteceram como se imaginava, trazendo uma resposta surpreendente.
O filme espanhol traz um daqueles crimes sem explicação. Um empresário acorda em um quarto de hotel com a sua amante morta ao seu lado — o que faz com que ele automaticamente se torne o principal suspeito pelo crime. Assim, ele precisa não apenas provar sua inocência como entender o que diabos aconteceu com a mulher ao seu lado e como ele nem sequer viu o que ocorreu naquele quarto.
Ambientada em 1954, em plena Guerra Fria, a história foca em dois detetives que são chamados para uma prisão psiquiátrica no meio de uma ilha para investigar o desaparecimento de uma paciente. Só que o misterioso sumiço rapidamente se torna algo ainda maior e você fica simplesmente sem fôlego quando descobre o que realmente aconteceu ali.
Taxi Driver, um dos maiores clássicos do cinema dirigido por Martin Scorsese, é um drama que apela para o suspense psicológico para se tornar uma produção intrigante. O longa conta a história de um motorista de táxi e a sua batalha para tentar mudar tudo em sua volta, apesar das tentações.
Existe uma boa razão para gostarmos de grandes histórias de suspense. Mais do que nos deixar tensos, esses filmes também nos desafiam. Não se trata apenas de roer as unhas tentando entender o que está acontecendo, mas se antecipar ao próprio roteiro e juntar as peças para desvendar o mistério antes da grande revelação. Assim como os personagens, o próprio público entra nesse jogo, mesmo que nem sempre se dê conta disso.
O grande trunfo do longa é brincar com essa dualidade e fazer com o que espectador não tenha mais certeza do que é verdade e o que é paranoia dessa adolescente que deixa de ser medicada à medida que passa a desconfiar da mãe. Afinal, estaria ela envenenando a filha para poder cuidar dela para sempre ou é apenas um delírio?
Muito antes de se aventurar com o Batman ou de fazer histórias de viagem no tempo, Christopher Nolan brincou com o suspense no excelente Amnésia. O filme conta a história de um vendedor de seguros que acorda em um quarto de hotel sem se lembrar de nada do que aconteceu e sendo incapaz de reter memórias de curto prazo. A única coisa que ele sabe é que sofreu um ferimento na sua cabeça e que sua esposa foi assassinada.
Na Netflix, por exemplo, você pode assistir a diversos filmes com um bom suspense que prometem te deixar intrigado e pensativo por muito tempo, entre obras mais antigas e clássicas até mais recentes. Pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com 10 dos melhores filmes de suspense psicológico para assistir na Netflix.
A figura da mãe é sempre bastante ambígua. Ao mesmo tempo em que ela representa a proteção e o cuidado, ela também pode simbolizar esse espírito controlador que tenta manipular nossas vidas. E é brincando com essas duas imagens de Fuja constrói seu suspense ao apresentar uma filha que sofre com vários problemas de saúde e que é pacientemente cuidada pela mãe. Só que, aos poucos, ela começa a perceber que as coisas não são bem como parecem.
Em Hypnotic, Kate Siegel interpreta Jenn, uma mulher que busca ajuda da terapia por hipnose para mudar de vida e se recuperar de seus traumas. Porém, o que seria uma ajuda acabou se tornando um pesadelo, quando ela descobre que uma pessoa com péssimas intenções pode acabar com a sua vida.
Em A Ilha do Medo, filme de Martin Scorsese, você vai acompanhar um mistério psicológico que se passa em 1954 em um hospital psiquiátrico de Boston. Lá, o detetive Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) descobre que os médicos vêm conduzindo experimentos antiéticos com os pacientes e começa a investigar o que está acontecendo, mesmo que seja uma decisão perigosa.
Baseado em um livro de mesmo nome, Clube da Luta, de 1999, é um suspense psicológico sombrio protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton. No filme, um homem cheio de sentimentos reprimidos e frustrado com o mundo corporativo, cria um clube secreto com um amigo misterioso para poder extravasar.
É difícil falar sobre a história de Nós sem entrar em muitos spoilers, mas tudo se resume a uma família que passa a ser assombrada por figuras que são idênticos a eles e que passam a aterrorizar suas vidas. A partir daí, as coisas vão se aprofundando em um nível único e inesperado.
Não se deixe enganar: apesar de o título falar sobre exorcismo, o longa não é um filme de terror como o clássico O Exorcista. Baseado em uma história real, O Exorcismo de Emily Rose é muito mais uma história de tribunal que pega o público pela sua crença. Afinal, a jovem foi realmente vítima de um espírito demoníaco ou negligência do fanatismo religioso de sua família?
Suspenses sempre foram sucesso de bilheteria, por isso não é surpresa que entre os filmes mais assistidos da Netflix estejam alguns exemplares do gênero. Para os usuários do serviço de streaming que gostam de longas inteligentes com sustos, mistérios e reviravoltas, a Bula reuniu em uma lista os 12 melhores disponíveis no catálogo. Todos os selecionados foram bem avaliados pela crítica especializada e pelo público, com destaque para “A Ligação” (2020), de Lee Chung-hyeon; “Fragmentado” (2016), de M. Night Shyamalan; e “Ilha do Medo” (2010), dirigido por Martin Scorsese. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Só que as coisas vão escalonando a um ritmo incrível e você não consegue prever o que está acontecendo. Todas as reviravoltas que são apresentadas a partir apenas de conversas telefônicas são angustiantes, porque ele te obriga a imaginar cenas ao invés de mostrá-las e, de quebra, você passa a se envolver no mistério do próprio personagem principal.