Uma vez que o leite é resfriado a 37ºC, ele está pronto para o processo que, para muitos, define um iogurte: a fermentação. Isso porque essa temperatura é ideal para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no produto: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus. ... O leite virou iogurte.
Esquente 1 litro de leite a 85°C adicionando açúcar a gosto (açúcar refinado ou mascavo), verificando a temperatura com o termômetro. Desligue o fogo e deixe em repouso por cerca de 15 a 20 minutos. De seguida, baixe a temperatura do leite colocando o recipiente em água fria até chegar a uma temperatura de 45°C.
Porque o leite fervido, misturado ao iogurte, virou também iogurte? ... Estas se alimentaram da lactose presente no leite, eliminando ácido lático – responsável pela transformação propriamente dita e se reproduzindo assexuadamente.
As bactérias utilizadas nessa atividade degradam a lactose e o açúcar presente no leite para obter energia. O produto formado é o ácido lático, responsável pela fermentação das proteínas do leite.
Resposta. Resposta: O iogurte natural tem os lactobacilos que fermentarão o leite e o transformarão em iogurte. Mas o leite não pode estar quente demais, senão você pode matar os lactobacilos e não vai ter nada para fermentar seu leite.
No que diz respeito ao iogurte, elas são usadas para transformar o açúcar encontrado no leite (lactose) em ácido lático, que é responsável por coagular o leite. ... Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus.
Lactobacillus bulgaricus
Por ser um alimento probiótico, os principais benefícios do kefir são:
O Yakult tradicional (vermelho) tem cerca de 16 bilhões de Lactobacillus, o Yakult 40 (verde) tem cerca de 40 bilhões (ambos com 51% de calorias) e o Yakult 40 light (azul) tem 40 bilhões e apenas 30% calorias. O Yakult depois de pronto não pode mais esquentar. Sempre manter ele gelado.
O leite do Kefir pode ser consumido imediatamente, após os grãos terem sido removidos, puro ou batido com frutas. ... Há a possibilidade, ainda, de usar em inúmeras receitas e preparações, lembrando, entretanto, que após aquecido acima de 40ºC o Kefir perde as propriedades probiótica.
Para manter o fermentado cru, sobretudo os tradicionais, conservando todas as suas propriedades, não aqueça a mais de 45ºC. Nota: Em cápsula ou comprido, este valor quase certamente foi ultrapassado. Para não torrar os microrganismos probióticos (sobretudo bactérias e leveduras) não aqueça acima dos 60ºC.
Assim como o leite fermentado, ele pode ficar fora de geladeira por meia hora. Se precisar mais, é necessário colocá-lo em um isopor.
1 apresentações. Habitualmente é indicado ingerir 1 cápsula ao dia.