O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional, num mercado de caracter aberto (Open market), a mais comum.
A oferta monetária na economia é controla em parte pelo Banco Central, e ela pode ser elevada quando há também elevação das reservas internacionais do país, recebimento de empréstimos feitos ao setor privado para o Banco Central e a venda de títulos públicos.
Quanto menor a oferta de moeda na economia, maior sua escassez e, consequentemente, maior a taxa de juros.
A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. É percebida especialmente através da elevação de preços, pois a oferta maior de dinheiro reduz o poder de compra dos consumidores.
Em Economia, a inflação é definida como o aumento geral dos preços de bens e serviços, com consequente redução do poder de compra do dinheiro. À medida que crescem os índices de inflação, a moeda perde valor, fazendo com que os mesmos produtos sejam adquiridos por uma quantia maior de dinheiro.
Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços.
A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. ... Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação a elevação dos preços de bens e serviços.
Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada." "Quando os preços sobem, seu poder de compra cai. ... A inflação também dificulta o cálculo econômico e cria ineficiência, pois prejudica a tomada de decisão num ambiente de incerteza.