EQST

Para Que Serve Sonda Hospitalar?

Para que serve sonda hospitalar?

Estes produtos médicos hospitalares servem para a introdução ou retirada de líquidos do corpo como medicamentos, soro, sangue ou ainda pode ser usada em exames. Trata-se de um tubo que é introduzido em uma cavidade natural do corpo ou em uma abertura feita manualmente por incisão cirúrgica.

O que é sonda hospitalar?

Sondas hospitalares são definidas como tubos que são introduzidos em algum canal do organismo ou cavidade. Usada para fins propedêuticos, sendo que, por meio das sondas pode-se encontrar algum corpo estranho ou outro tipo de situação mórbida.

O que é sonda e para que serve?

A sonda se caracteriza como qualquer tipo de tubo estéril (de plástico PVC, látex e silicone) sendo flexível ou rígido. A sonda é introduzida em um orifício com guia ou não. Serve para realizar algum tipo de investigação diagnóstica, administração de medicamentos, administração de alimentos ou eliminação.

O que fazer quando a sonda sair?

Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.

O que é sondagem na enfermagem?

A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina.

Quais são os tipos de sonda na enfermagem?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quais as sondas mais utilizadas?

As mais comumente usadas são: sonda de Levin, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B). As sondas gástricas geralmente são curtas e pode ser introduzida pelo nariz ou pela boca, pode alcançar o estomago.

O que fazer se a sonda de gastrostomia sair?

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

O que acontece se o paciente puxar a sonda?

No que diz respeito à retirada da sonda de alimentação pelo paciente, o maior fator de impacto foram alterações de cognição, em especial o delirium e a demência.

Quais são os tipos de sondagem na enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Quais os tipos de sondagem gástrica mais utilizados?

Tipos de Sonda Nasogástrica As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).