crossorigin="anonymous">
Tem reprodução sexuada A reprodução dos animais invertebrados geralmente acontece através dos gametas masculino e feminino. Porém, há alguns casos de reproduções assexuadas como as esponjas e anêmonas.
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).
Local na natureza onde habitam os organismos vivos Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza.
Habitat é o local onde o animal ou a planta encontra alimento, abrigo e condições ambientais favoráveis para viver. Podemos até dizer que representam a casa dos animais. Como cada espécie tem características próprias, procuram o habitat que forneça as condições que precisa.
É engraçado pensar que uma vaca come alimentos pobres (como o capim, por exemplo, que nós não comemos) ... e mesmo assim transforma esse capim em alimentos tão ricos como a carne e o leite! Haja estômago! Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes.
Na primeira etapa o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo. Na segunda, o bolo alimentar regurgitado retorna à boca através de contrações similares às que provocam o vômito, sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso.
No intestino grosso, o processo de decomposição, síntese e conversão são mediadas por enzimas bacterianas. É justamente neste órgão que a maior parte da água ingerida será absorvida. Existe no intestino grosso, uma população microbiana semelhante à do rúmen, mas bem menor em número.
Esses animais são altamente adaptados para a digestão de celulose, tornando-se completamente herbívoros quando adultos. Os alimentos mastigados e engolidos são armazenados no retículo , onde ocorre sua maceração e trituração , para voltarem à boca e serem mastigados novamente, processo chamado de ruminação.
Nessas lâminas musculares há papilas cuja função é a absorção de água, sais minerais, ácidos graxos e redução das partículas alimentares. Depois que sai do folhoso, o alimento segue para o coagulador, que corresponde ao estômago dos seres humanos.
A ruminação é o ato de regurgitar o bolo alimentar à boca, re-mastigando-o demoradamente de modo a propiciar maior fragmentação das partículas, o que favorece a ação dos microrganismos para o melhor aproveitamento do alimento no rúmen e propicia a passagem das partículas não digeridas para adiante no trato digestivo.
O rúmen, rume ou pança é o primeiro compartimento do estômago dos ruminantes. Em conjunto com o retículo forma uma vasta câmara de fermentação que alberga um complexo ecossistema microbiano (ou microbiota) capaz de degradar paredes celulares vegetais, constituídas principalmente por celulose e hemicelulose.
O abomaso é o quarto compartimento dos estômagos dos ruminantes. É análogo ao estômago dos monogástricos. ... A função do abomaso consiste em posterior digestão do substrato degradado parcialmente pelo rúmen, retículo e omaso. O abomaso é um produtor de ácido clorídrico e pepsinogênio e tem o pH fisiológico de 3.
O que é cetose bovina? A cetose bovina é uma doença metabólica que acomete principalmente vacas de alta produção no período de transição predominantemente nas três semanas após o parto.