Como o teste tuberculínico é realizado
A prova cutânea da tuberculina, prova de Mantoux ou reação de Mantoux é um teste de diagnóstico que permite detectar se uma pessoa está infetada com o bacilo da tuberculose. A prova consiste na injeção de uma substância por baixo da pele do antebraço denominada tuberculina, sendo o local avaliado três dias depois.
O M. bovis pode ser transmitido pela inalação de aerossóis, por ingestão ou através de lesões na pele. A importância dessas vias de transmissão varia entre as espécies. A tuberculose bovina é geralmente mantida em populações bovinas, mas por vezes outras espécies podem tornar-se reservatórios.
Todo animal que apresenta resultado positivo em testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose deve ser marcado com “P” no lado direito da face e eliminado (abatido ou destruído) em 30 dias. O médico veterinário habilitado é o responsável por esta identificação e eliminação destes animais positivos.
Sintomas da tuberculose bovina:
A comprovação bacteriológica dos casos de TB é fundamental tanto para o diagnóstico quanto para o controle da doença. Os principais exames de diagnóstico para tuberculose pulmonar são: baciloscopia, teste rápido molecular (TRM-TB) e cultura.
A Tuberculose Pleural é a forma Extrapulmonar mais comum. Existem formas de TB Extrapulmonar que abrangem a área da Otorrinolaringologia, são elas: laríngea, nasal, ganglionar, em cavidade oral e faringe e das glândulas salivares.