crossorigin="anonymous">
de um sólido regular é igual ao produto de suas medidas (área da base x altura). As suas medidas devem estar na mesma unidade de medida. Temos no caso da figura 1 um cubo de aresta 1m e, portanto, v= 1m3.
Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.
Em uma troca de calor entre duas substâncias diferentes, a temperatura de equilíbrio térmico fica mais próxima da que possui maior capacidade térmica. ... Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura.
Quanto maior a massa de um corpo, maior a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura. O calor específico é uma característica de cada material e sua unidade de medida é cal/g. ºC. Ele representa a quantidade de calor que deve ser fornecida para elevar em 1 grau Celsius cada 1g de uma substância.
cobre
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.
Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. A unidade no SI é (joule por quilograma e por kelvin).
Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau. C: calor específico (cal/g. °C ou J/Kg.
O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
O calor especifico é a capacidade de uma determinada substâncias manter-se na temperatura em que se encontra. No caso da água, ela consegue manter a temperatura por muito tempo, e também demora para se aquecer, permitindo que os corpos dos seres vivos se mantenham íntegros.
O alto calor específico da água permite que grandes massas de água absorvam calor significativo durante o verão sem um rápido aumento na temperatura da água.
A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.
Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. ... Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
Mas por que ela continua com temperaturas baixas mesmo quando o dia está muito quente? A resposta está na capacidade específica de calor da água – ou só calor específico –, que faz com que ela absorva calor de forma mais lenta do que, por exemplo, o ar ou o solo.