25 de abril de 1988
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Candido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo cujas obras alcançaram renome internacional, como o painel Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova Iorque, e a série Emigrantes, do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Alguns dos primeiros exemplos de arte interativa foram criados já na década de 1920. ... A arte interativa tornou-se um grande fenômeno devido ao advento da interatividade baseada em computador na década de 1990. Juntamente com isso, surgiu um novo tipo de experiência artística.
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial.
Significado de Bólide substantivo feminino Denominação antiga dos mais importantes dos meteoritos. [Por Extensão] Veículo de grande velocidade; projétil. (Var.: bólido.).
Ao vestir o Parangolé, o participante se constitui obra de arte e supera a ideia de suporte para a capa. De acordo com Oiticica (2010, p. 13), há uma "incorporação do corpo na obra e da obra no corpo". ... A vivência é o que pulsa nesse movimento criado pelos novos espaços concebidos ao artista e aos participantes.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
O parangolé tem a função geralmente de enganar uma pessoa através da lábia. O que é: É um objeto artístico cujo conceito foi criado pelo artista brasileiro Hélio Oiticica.
Parangolé é uma obra híbrida e livre, rompe com. a arte tradicional e faz uma mistura de linguagens. ... arte híbrida porque faz uma junção das várias linguagens artísticas.
Propõe um arte que busque uma abertura ao e do participador, através de experiências que promovam uma volta do sujeito a si mesmo, redescobrindo-se, libertando-se dos seus condicionamentos morais e estéticos, impelido-o a um estado criativo, uma vivência sensível em relação ao espaço que ocupa.
Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro, pintor, escultor e destacado artista performático. Foi um dos grandes nomes da arte concreta no Brasil. Hélio Oiticica nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de julho de 1937. ... Nesse mesmo ano escreve seu primeiro texto sobre artes plásticas.
No Esquema Geral da Nova Objetividade, Hélio Oiticica defende que o processo de negação e superação das formas tradicionais da arte ocorre de forma gradativa desde 1954, com a atuação direta na estrutura da obra de arte, com Lygia Clark e com a teoria do não-objeto de Ferreira Gullar, características vistas a partir do ...
Em 1963, Hélio Oiticica iniciou a produção dos Bólides. São trabalhos em formato de caixa, majoritariamente em madeira ou vidro, mas também em plástico, contendo diferentes materiais como pigmento, terra, água, espelhos, conchas, pedaços de tecido ou papel, fotografias ou poemas.
O uso de signos e imagens convencionalmente associados ao Brasil não tem como objetivo figurar uma dada realidade nacional - tarefa que mobilizou parte de nossa tradição artística -, mas, nos termos do artista, objetivar uma imagem brasileira pela "devoração" dos símbolos da cultura brasileira.
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
Resposta: foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira.
Verificado por especialistas A preservação de acervos está relacionada com a manutenção da memória bem como da criatividade e talento de um determinado artista. Sendo assim, a preservação deve ser realizada por intermédio de ambientes que apresentem pouca umidade, sendo secos, com uma temperatura reduzida.
Foi um movimento surgido em 1967 que revolucionou o modo de fazer a música popular brasileira. Mas o objetivo era exatamente este: arejar a elitista e nacionalista cena cultural brasileira, tornando nossa música mais universal e próxima dos jovens. ...
O Tropicalismo surgiu através de artistas que se apresentavam em programas de músicas da Rede Globo e da TV Record. ... A Tropicália surgiu e recebeu esse nome com a influência do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, a partir de uma obra de Hélio Oiticica.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 1968 e 1969, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.