Como armazenar bolo?
Se preferir manter na geladeira, a ganache pode durar até 15 dias, basta aquecer novamente em banho-maria antes de usar – sempre com o cuidado de mexer delicadamente e não aquecer em excesso.
Dica: O ganache feito com creme de leite fresco pode ficar guardado na geladeira por até 4 dias e o feito com creme de leite de caixinha por até 6 dias, mas depois que ele começa a endurecer não para mais e tende a ficar mais firme a cada hora que passa, então se você o deixou tempo de mais na geladeira e ele ficou ...
Ficou muito duro? Leve metade da ganache dura ao microondas por 30 segundos depois misture com a outra metade dura para estabilizar a temperatura.
Sim, a Ganache endurece depois de horas pronta! Mas calma, é possível reverter isso! A primeira coisa a fazer é a Ganache! Eu já expliquei antes que, cada chocolate tem uma porcentagem diferente de cacau, e isso faz com que para cada tipo de chocolate, precise de uma quantidade diferente de creme de leite.
Para utilizar, você pode aquecer o ganache em banho-maria ou no microondas mas é coisa de segundos. Não derreta o ganache completamente, só aqueça até o ganche derreter parcialmente e misture até ficar uniforme. ... O ganache pode ser guardado na geladeira por até 3 semanas ou congelado por até 3 meses.
Pra fazer essa mistura homogênea temos que derreter o chocolate e mexer, misturando bem. Porém quando aquecemos um pouco além do necessário, isso tende a se separar, dando o aspecto talhado. Pra recuperar é só dar movimento ao ganache, fazendo com que gordura e líquido se misturem novamente.
Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.
Pode ser por vários fatores, como o “sugar bloom”, “fat bloom” ou erro na hora da temperagem. O Fat bloom ocorre quando a manteiga do cacau vai parar na superfície do chocolate e isso pode acontecer tanto na hora da temperagem quanto durante o transporte do ovo pronto.
Como derreter chocolate em banho-maria com creme de leite Leve ao fogo uma panela com o fundo de água e encaixe um recipiente menor com o chocolate em cima. Vá mexendo até derreter totalmente; Com o chocolate bem derretido, retire do banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture bem para ficar homogêneo e pronto!
Na maioria dos casos em que o chocolate entra em contato com umidade não dá pra salvar mas se cair umas gotas de água, se você conseguir remover aquela partinha de chocolate que tá com a gotinha de água então tá tudo ok e não se tem maiores sustos, só precisa se certificar que removeu tudo.
Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.
Posso reaproveitar um chocolate que derreti e não usei todo? Sim. Porém, a cada vez que o derreter, deve-se fazer todo o processo de temperagem novamente.
RESPOSTA NA LATA. Já te adianto que pra conseguir deixar a sua cobertura mais fluída, basta misturar com óleo de coco. Eu indico uma proporção de 5% sobre o peso da cobertura. Por exemplo se você estiver utilizando meio kg vai usar 25g de óleo de coco.
Para banhar: