Como funcionam os tribunais de Justiça? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Tribunal de Justiça poderá funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo, e competente para julgar os recursos das decisões de primeira instância e as causas originárias que lhe são reservadas por lei.
Para que servem os tribunais de Justiça?
A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal. A organização da Justiça estadual é competência de cada Estado e do Distrito Federal.
Quais são os tribunais estaduais?
Tribunais Estaduais
Tribunal de Justiça do Acre.
Tribunal de Justiça de Alagoas.
Tribunal de Justiça do Amapá
Tribunal de Justiça do Amazonas.
Tribunal de Justiça da Bahia.
Tribunal de Justiça do Ceará
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
Mais itens...
Quais são os tribunais de Justiça?
Tribunais Superiores e Conselhos:
Supremo Tribunal Federal (STF)
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Conselho da Justiça Federal (CJF)
Superior Tribunal Militar (STM)
Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O que fazem os tribunais estaduais?
Justiça Estadual Julga todas as demais causas que não são de competência da Justiça especializada (Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). Entre elas estão a maioria dos crimes comuns, ações da área de família, execuções fiscais dos estados e municípios, ações cíveis etc.
Qual é o poder do STJ?
Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
Como funciona o STF e o STJ?
STF – Órgão máximo do Poder Judiciário, o Supremo é composto por onze ministros. ... É composto por 33 ministros nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pelo próprio STJ. Como órgão, o STJ aprecia os recursos vindos da Justiça comum (estadual e federal).
O que julga o Tribunal de justiça?
Julga todas as demais causas que não são de competência da Justiça especializada (Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). Entre elas estão a maioria dos crimes comuns, ações da área de família, execuções fiscais dos estados e municípios, ações cíveis etc.
O que compete ao Supremo Tribunal Federal?
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual; ... 1º da Emenda Constitucional 3, 17.3.1993.
Qual a competência do Superior Tribunal de Justiça?
Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.