O motor a reação, assim como o motor convencional, requer um motor de arranque (Starter – Leia Starter Gerador) para iniciar a rotação do eixo compressor e turbina. ... Depois do compressor, o ar sob pressão é entregue à câmara de combustão onde a mistura é processada e queimada, gerando energia calorífica.
Em um turbofan, o ar passa por uma via de admissão antes de ser comprimido a uma pressão maior por um conjunto de ventoinhas que formam o compressor. Esse mesmo ar comprimido passa por uma câmara de combustão na qual é misturado com o combustível (geralmente querosene) e então detonado.
Frank Whittle
Como funciona um motor de avião O fan na parte dianteira suga o ar para dentro do motor. O ar passa, então, pelos diversos estágios do compressor. Depois de comprimido, o ar é direcionado para a câmara de combustão, onde ocorre a queima do combustível. Os gases queimados são expelidos na turbina.
Quando cê coloca motor embaixo das asas dos aviões, eles ficam distantes um do outro, diferente da da fuzelagem que ele tem só a fuzelagem entre eles, o das asas não, normalmente tem uma porção de asa de cada lado até chegar nos motores.
Todas as turbinas de aviões, funciona dentro de um mesmo princípio. Os gases de queima se expandem e explodem para fora através do bocal na parte de traseira da turbina do avião. ... À medida que os jatos de gás disparam para trás, o motor e o avião são empurrados para a frente.
Um motor de avião pode até mesmo ter várias turbinas, como é o caso do famoso Boeing 747, que tem 24 turbinas, já que possui 4 motores e 6 turbinas para cada motor.
Quanto ao número motores, os aviões classificam-se em monomotores, bimotores, trimotores, quadrimotores. Alguns modelos, como o Antonov 225 e o experimental Hughes H-4 têm seis e oito motores, respectivamente.
General Electric GE90