O processo de fundição em areia verde consiste em elevar o metal escolhido, seja de aço, ferro ou até ligas de bronze, alumínio, latão e magnésio, a temperaturas altíssimas capazes de derretê-los.
Existem vários processos diferentes para se produzir peças fundidas, os mais comuns são: fundição por gravidade, por centrifugação, sob pressão e de precisão. Cada um se ajusta a determinadas exigências de qualidade, custo e tempo.
Na metalurgia, a fundição é o processo de colocar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é conhecida como peça fundida, que é tirada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada.
Tipos de Fundição
Modelo em Madeira: Modelo mais utilizado no processo de fundição, por sua facilidade de produção e baixo custo. Pode ser fabricado em diversos tamanhos e possui boa resistência mecânica, com acabamento aceitável. Modelo em Isopor: Utilizado para a fabricação de peças únicas.
Máquinas de Fundição sob Pressão A fundição sob pressão é automatizada e realizada em dois tipos de máquina: • Máquina de câmara quente; • Máquina de câmara fria.
A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo. Vantagens e desvantagens: Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa.
As maiores vantagens que o processo de Fundição Contínua oferece são:
Confira na sequência, as principais vantagens do processo de fundição:
Quais as vantagens da fundição de precisão?
O processo de fundição de precisão - microfusão, também conhecido como cera perdida, é usado na produção de peças de metal, no qual se pode usar quase todas as ligas.
Vantagens e Desvantagens Pros: - Produção em massa de formatos complicados; - Reprodução de detalhes precisos (± 0.
A fluidez é uma propriedade importante para o processo de fundição, pois metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. O fluido pode ser visto como todo substância que escoa.
2 - Por que o processo de fundição é mais vantajoso quando comparado com outros processos de fabricação? Porque é mais econômico, partindo do metal líquido para o produto final. Possui poucas limitações e é possível a obtenção de peças com detalhes complexos, com larga possibilidade de dimensões e grau de acabamento.
Fluidez: é a capacidade do metal líquido preencher as cavidades do molde. Essa propriedade depende de características do metal e de parâmetros utilizados na fundição. Com relação ao metal, a fluidez depende da viscosidade, tensão superficial, inclusões e padrão de solidificação da liga.
b) Qual é o nome do reservatório que serve para suprir a peça com metal à medida que ele se resfria e contrai? Massalote.
Como o rechupe pode ser evitado ou controlado? Um dos modos de reduzir o rechupe na orientação é através do fornecimento de um fluxo longitudinal em peças retangulares ou radial em peças circulares.
3. Sabendo que a temperatura de fusão do aço é de aproximadamente 1600ºC e a do ferro fundido é de aproximadamente 1200ºC, qual dos dois é melhor para a produção de peças fundidas e por quê? R. O ferro fundido, pois, ele funde com menor temperatura, comparado ao aço.
O processo de fundição por cera perdida consiste na produção de uma peça piloto em metal, cera ou plástico, que será utilizada como modelo base para a reprodução em série. Com esse modelo é reproduzido um molde de borracha.
A Fundição sob pressão oferece uma maneira econômica de produzir grandes quantidades de peças complexas e de restritas tolerâncias em alumínio, magnésio, zinco e ligas de cobre. O material tem que suportar tanto pressão, quanto altas temperaturas. ... A seleção do material é uma parte importante do processo.
O que é Fundição Centrifugada? Como o nome sugere, o processo envolve o uso de uma força centrífuga (ação de rotação de alta velocidade) para exercer pressão sobre o metal derretido à medida que é derramado em um molde.
Denomina-se fundição em molde permanente a qualquer processo de fundição em que o metal líquido é vertido em molde, geralmente metálico, que possa ser utilizado um grande número de vezes, sendo por isso denominado permanente, ao contrário de outros processos como areia e shell, onde o molde é usado uma única vez.
Na fundição por gravidade, as fundições transferem o alumínio fundido gravitacionalmente para os moldes. O metal líquido pode ser vazado ou dosado para os moldes, usualmente através do funil de enchimento. A gravidade força o metal vazado nas cavidades dos moldes, onde forma uma peça fundida.
Tipos de Fundição por Gravidade Os moldes utilizados podem ser produzidos em alumínio, madeira, isopor e gesso. Fundição CO2: Processo para produção de pequenas quantidades de peças e acabamento de alta qualidade. Também utiliza moldes de alumínio, madeira, isopor e gesso.