A fitopatologia desenvolveu-se ao longo dos anos, passando por cinco períodos chamados místico, predisposição, etiológico, ecológico e, atualmente, denominado de período fisiológico, onde as doenças de plantas passaram a ser encaradas com base nas relações fisiológicas entre hospedeiro e patógeno, como um processo ...
Para controlar a paquinha em jardins residenciais, podemos encharcar o terreno infestado com uma solução de água e detergente comum ou sabão. Esta medida deve ser tomada à tardinha ou à noite, pois a aplicação da solução sob o sol pode prejudicar as plantas.
A calda repelente mais usada para paquinhas é a de pimenta, que é curtida em um frasco de plástico por cerca de duas semanas. Em seguida, coe e dilua o líquido na proporção de 50 mililitros de calda para 20 litros de água. Pulverize sempre no fim da tarde, para evitar a queima das plantas com a calda.
Diminuir as regas e aplicar ao entardecer uma solução de água e detergente no gramado pode amenizar a presença dos invasores. Caso não funcione, a contratação de uma empresa controladora de pragas será a melhor decisão, usando sempre produtos de baixa toxicidade ao meio ambiente e ao homem.
Apesar de ter asas, as paquinhas habitam o solo úmido, onde encontram alimento. Elas vivem em longos tuneis cavados com as fortes patas dianteiras no solo macio das plantações.
"Geralmente os grilos aparecem, mas depois da época de chuva. Com as altas temperatura é quando os ovos eclodem. As fêmeas colocam os ovos no outono e na primavera, eles eclodem" explica Jaqueline de Oliveira, que também pontua a aversão dos grilos por chuva. "Eles procuram local que tem grama, e locais escuros.
Cachorrinho-da-terra, paquinhas e grilos-toupeira são nomes populares que variam de região para região para o mesmo inseto. Eles vivem em solo úmido e com matéria orgânica, danificando seriamente gramados mais sensíveis.
1 V lontra , acepção 2. 2 V grilo-toupeira .
Os grilos se reproduzem com grande facilidade, gerando um grande número de filhotes. Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Os ovos medem aproximadamente 2 mm, são provavelmente translúcidos. A fêmea põe os ovos no outono e as crias nascem na primavera seguinte.
A água com sabão também é um dos remédios caseiros para se livrar dos grilos mais populares. Isso porque, os componentes do sabão fazem muito mal para esses insetos. Por isso, uma das formas de se livrar dessa praga é misturar um pouco de sabão na água e depois colocar a mistura em um borrifador.
É um inseto bastante conhecido por seu canto, além de ter um papel de distração também serve de alimento para algumas comunidades do mundo. Mas o seu principal papel na natureza é no transporte de sementes, o que ajuda na fecundação e proliferação de diversas espécies de plantas.
4 cuidados essenciais para evitar pragas em sua grama
O ácido bórico é outro veneno caseiro para matar escorpião muito eficaz, desde que utilizado na forma pura, embora alguns produtos em que ele é encontrado, como a água boricada, também possam ser utilizados como repelentes. A menos que seja ingerido ou inalado, é inofensivo para nós ou para animais de estimação.
Dentro ou fora de casa, você pode fazer um repelente natural para os insetos com limão ou laranja e cravos da índia. Basta cortar o limão ou a laranja ao meio e colocar os cravos da índia fincados na polpa da fruta. Assim, o cheiro dos dois em ação ajuda a espantar os insetos e ainda perfuma a casa.
Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas
Se você está a procura de um produto para fazer pulverizações, a fim de matar todos os insetos que estão no local e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente contra novas infestações, sem dúvidas o K-Othrine® SC 25 da Bayer é melhor opção do mercado.
Manjericão, erva-gateira, louro, calêndula, lavanda, cravo e frutas cítricas, como o limão e a laranja, também são aromas que ajudam aqui.
Manjericão: o cheiro forte do manjericão é bastante eficiente para afastar insetos. Você pode apenas ter a planta em um local estratégico, ou borrifar uma solução de manjericão em água e álcool no corpo. Cravo-da-índia: é um repelente natural muito eficiente conta pernilongos e mosquitos (inclusive o Aedes aegypti).
Preparar uma armadilha caseira. Despeje vinagre de maçã num recipiente, adicione algumas gotas de detergente e uma colher de chá de açúcar. Misture e deixe ao alcance dos mosquitos nos cômodos. O vinagre e o açúcar atraem os mosquitos, já o detergente irá matá-los.
5 dicas para acabar com as moscas na cozinha
6 maneiras infalíveis de acabar com os mosquitos
Como acabar com mosquitinhos de banheiro
Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.