crossorigin="anonymous">

Como Fazer Uma Leitura Rpida?

crossorigin="anonymous">

Como fazer uma leitura rpida

Não importa se são os livros da aula de filosofia ou o jornal da manhã, ler pode ser entediante. Treine-se para fazer leitura dinâmica e passar por essas tarefas de forma muito mais rápida. O aumento da velocidade de leitura leva a menos entendimento, mas com a prática, será possível superar parte desse efeito.

Já para as demais finalidades, a leitura dinâmica pode ser bastante útil, pois ela permite que você gaste menos tempo na aquisição de informações e tenha um período maior para outras atividades.

8. Faça um planejamento

É comum encontrar muitas pessoas que desistem de livros logo nas primeiras páginas, não é mesmo? Seja por conta da linguagem, seja pela personalidade do narrador, às vezes a obra simplesmente não agrada, e terminar aquele livro parece uma tarefa dificílima. Mas, antes de abandonar uma história, sugerimos que leia, ao menos, as 50 primeiras páginas.

Essa técnica de leitura é mais eficiente do que parece e é capaz de otimizar o seu entendimento acerca do assunto que será abordado, especialmente se você vai encarar um livro mais técnico. Então, para se habituar ao conteúdo rapidamente, faça uma pesquisa prévia sobre aquilo que lerá. Você pode utilizar o scanning para se ater apenas às informações principais e, assim, otimizar o seu tempo.

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Quer receber conteúdos que vão te ajudar na escolha da carreira?

Outra razão para você ter vontade de ler mais rápido é que, quanto maior for a sua velocidade de leitura, mais conteúdos fixará. Mas essa leitura deve ser feita com cuidado, sem deixar que qualquer informação passe despercebida.

Kozma compartilhou essa dica em matéria publicada pela BBC, que reuniu outros insights dos chamados “super leitores” ou leitores muito acima da média.

O scanning é um recurso utilizado no inglês instrumental e procura, inicialmente, identificar as palavras-chave, ou seja, os termos mais relevantes de um texto para facilitar a compreensão do assunto abordado.

2. Utilize os dedos

A intenção é se concentrar em partes essenciais do texto, como os parágrafos que vêm logo após a introdução e os parágrafos finais, que dão um panorama conclusivo do assunto. Dessa forma, o leitor consegue identificar facilmente se compensa se aprofundar no conteúdo ou se aquelas informações já bastam para compreender o raciocínio argumentativo do autor.

Existem pessoas que leem palavra por palavra e, se esse é o seu caso, saiba que é possível mudar isso por meio da técnica de leitura de grupos de palavras. Para isso, será necessário expandir o seu campo de visão e treinar bastante! Comece lendo três ou quatro palavras de uma vez só e vá aumentando aos poucos.

Afinal, para ler mais, mais rápido e melhor, você precisa de foco para assimilar a leitura. Sem isso, o seu rendimento é prejudicado e, consequentemente, sua performance nos estudos. Então, vá com calma. Se está difícil se concentrar em algum conteúdo, faça uma pausa, tire o dia para relaxar e recarregue suas energias.

crossorigin="anonymous">

Portais

Portais

Encare esse período como um teste. Ao final dessas páginas, a história provavelmente já se desenvolveu um pouco, assim você perceberá se vale a pena ou não continuar com a leitura. Se não houver interesse pela obra, abandone-a sem medo e parta para a próxima. Ao menos, você poderá dizer que tentou.

Viu só como é possível ler mais rápido e melhor? Basta colocar em prática as técnicas de leitura apresentadas. Em pouco tempo, você logo perceberá os resultados! É importante, porém, que você torne essas dicas em hábitos o quanto antes, de modo que se torne algo fácil e recorrente em sua vida!

Essa tática atrasaria o seu rendimento e não seria tão benéfica para a memorização do texto. O ideal é seguir a leitura, pois, certamente, o que foi dito voltará a ser contemplado em algum momento.

Graduação

Muitas vezes, o título, o subtítulo, a introdução, o índice e o prefácio já contêm muitas informações sobre o livro, sobre a visão de mundo dos autores, sobre a premissa e sobre maneiras como a escrita será conduzida. Por conta disso, é importante fazer uma leitura prévia para adquirir o contexto geral da obra. Assim, você já irá iniciá-la com certas expectativas ou, pelo menos, saberá se a leitura vai lhe agradar.

No começo, será estranho, especialmente se você não está habituado a ler dessa maneira. Mas, não desanime, pois, com o tempo e muita prática, será fácil ler frases de uma vez rapidamente. Isso porque o nosso cérebro é capaz de compreender o que está escrito sem que a gente tenha que, efetivamente, ler palavra por palavra. Então, é só uma questão de treino.

O que acha de começar aos poucos e ler um livro de cada vez? Essa é uma técnica de leitura eficaz para garantir o seu foco na obra escolhida. Alternar entre um livro de ficção e técnico, por exemplo, é interessante para variar a sua lista de leituras, mas essa divisão de atenção pode comprometer a compreensão do conteúdo.

Qual a melhor forma de interpretar um texto?

É claro que esse método exige prática para se tornar algo habitual. Aquela dica sobre utilizar seu dedo ou uma caneta como guia também ajuda muito nessas horas, fazendo com que você não se perca entre uma palavra e outra. Assim, antes mesmo do que imagina, já estará fazendo uma leitura em blocos com a agilidade que você precisa.

Afinal, a pronúncia completa de todas as sílabas toma tempo do leitor. Sem falar que, como ele já sabe do que se trata aquele vocabulário, não precisa pronunciar todas as sílabas para compreender a informação. Nesse sentido, o ideal é concentrar-se na leitura blocada do texto, como se na metade de uma palavra os olhos já saltassem para a próxima e assim por diante.

Como se chama leitura rápida?

Dá-se o nome de leitura dinâmica a um conjunto de técnicas que prometem acelerar o processo de leitura e a capacidade de compreensão de textos. Segundo os seus seguidores, uma pessoa com capacidade normal de leitura consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto (ppm), compreendendo cerca de 60% do que foi lido.

Qual velocidade de leitura?

Baseado em 190 estudos, em que participaram 17.877 adultos, estima que a velocidade média na leitura silenciosa em inglês é de 238 palavras por minuto (PPM) em textos não ficcionais. Nestes textos, a maioria dos adultos leria entre 175 e 300 ppm.

Como ler mais rápido leitura dinâmica?

Leitura dinâmica: o que é e o passo a passo de como aprender a ler mais rápido!
  1. Treine seus olhos para dar saltos maiores. ...
  2. Siga sempre em frente. ...
  3. Pare de pronunciar as palavras. ...
  4. Use a técnica de skimming. ...
  5. Use a técnica de scanning. ...
  6. Monitore seu desempenho. ...
  7. Treine sua capacidade de foco.
Mais itens...

Quantas páginas em média uma pessoa lê por hora?

O importante é você manter, no mínimo, 10 páginas por hora. Se você estiver estudando 6 ou 7 páginas por hora, é possível que você encontre dificuldades no futuro, porque você estará avançando muito devagar, ou seja, vai demorar terminar a leitura de algumas matérias. Faça uma força e tente manter 10 páginas por hora.

O que significa boa leitura?

Uma boa leitura enriquece o nosso vocabulário. Mas a leitura não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa interpretação, compreensão e aproveitamento da leitura.

O que é bom para melhorar a leitura?

Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!
  • Concentre-se apenas na leitura. ...
  • Tenha uma postura adequada. ...
  • Leia um livro de cada vez. ...
  • Não releia trechos. ...
  • Leia grupo de palavras. ...
  • Pesquise antes sobre o conteúdo a ser lido. ...
  • Não pronuncie as palavras. ...
  • Utilize um dicionário.
Mais itens...

Quantas páginas uma pessoa lê por dia?

Chutando alto, uma pessoa demora cerca de 2 minutos e meio para ler uma página, ou seja, 137,5 minutos (ou duas horas, 17 minutos e 30 segundos) para ler 55 páginas, sendo que um dia tem 24 horas.

Quantas páginas de um livro uma pessoa consegue ler por dia?

Quem se dispõe a ler um pouquinho mais, ou seja, quem se dedica à leitura diária por 30 minutos, consegue, em média, ler 14 páginas nesse período de tempo. Logo, 14 páginas por dia = 420 páginas por mês = 2 livros por mês (210 páginas cada) = 24 livros por ano.
crossorigin="anonymous">