Vejamos abaixo esses quatro princípios que podem nos ajudar a entender melhor isso.
Atividades para promover o controle do equilíbrio incluem fazer a pessoa permanecer nas posturas sentada, semi ajoelhada ou em pé, sobre uma superfície firme, podendo:
Fitness: 5 exercícios para melhorar o equilíbrio
Equilíbrio é importante para uma maior destreza corporal Por exemplo: um corpo que tem bom equilíbrio diminui as chances de fraturas ósseas ou hematomas por cair menos vezes - o que é ótimo para se preparar para a fase idosa, já que vamos perdendo nossa destreza corporal com o avançar dos anos.
O cérebro, ou encéfalo, é o seu órgão mais poderoso. ... O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio. O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.
Córtex cerebral É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.
Perda do equilíbrio pode ser sinal de labirintite. As labirintopatias são distúrbios que ocorrem quando o labirinto, o ouvido interno – órgão responsável pelo equilíbrio e audição –, é afetado.
As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.
Tontura pode ser sintoma de várias doenças. Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.
Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
Um bom remédio caseiro, que pode ser usado para combater a tontura causada pela labirintite, é o chá de Ginkgo biloba, porque esta planta melhora a circulação sanguínea, inclusive dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.
Alimentos que melhoram a labirintite
Sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente ao se levantar bruscamente após um período deitado ou sentado são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.
Entretanto, sentir tontura de apenas um dos lados, apenas em posição deitada não costuma ocorrer e, provavelmente, não é um sintoma psiquiátrico. Seria interessante, sim, consultar um neurologista ou um otoneurologista.
A tontura pode ter causas diversas. Aquela que se apresenta ao mudar a posição da cabeça pode estar associada ao labirinto (esta geralmente é rotatória, ou seja, sente as coisas girarem). Já a que ocorre ao deitar e levantar subitamente (com escurecimento de vista) pode ser associada a pressão arterial e a circulação.
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), também chamada de vertigem posicional ou vertigem postural, é a causa mais comuns de vertigem, sendo caracterizada por breves episódios de tonturas desencadeadas, habitualmente, por movimentos da cabeça.
Tontura ou sensação de desmaio iminente ao se levantar ocorre como consequência de uma regulação anormal da pressão arterial. Normalmente, quando as pessoas estão em pé, a gravidade faz com que o sangue fique acumulado nas veias das pernas e do tronco.
Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica. “É um distúrbio químico no cerebelo e isso leva a pessoa a ter muita tontura e desequilíbrio.
Ansiedade, bruxismo de vigília e dor de cabeça: uma relação linear. Os efeitos da ansiedade na saúde das pessoas podem ser devastadores. Uma das principais consequências desse tipo de distúrbio exatamente se dá no desenvolvimento do bruxismo de vigília, que pode culminar em fortes dores de cabeças.