Há algumas orientações quanto ao preparo do exame, como:
Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.
O preparo adequado do exame consiste em evitar relação sexual, cremes, duchas e não estar menstruada pelo menos dois dias antes da coleta. Para as coletas em base líquida não é necessário este rigor, já que as células são lavadas.
Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
Se é o exame de papanicolau a que você se refere o resultado varia com o laboratório, mas em geral de 1 a 2 semanas. Se é exame de papanicolau geralmente te os laboratórios pedem um prazo de 10 dias para entregar, mas depende muito de cada estabelecimento.
Não é necessário depilar-se. Mas caso não se sinta bem, é permitido depilar, no máximo, três dedos acima do clitóris; dois dedos nas laterais e dois dedos de altura. É que os pelos protegem e também indicam a quantidade de hormônios femininos e masculinos. A ducha vaginal não deve ser feita.
Confira algumas dessas dicas:
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
O ginecologista vai fazer perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente não for mais virgem, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
As 24 perguntas que ginecologistas mais escutam
9 perguntas que as mulheres devem fazer ao ginecologista
Nenhum exame é necessário para a prescrição do anticoncepcional, exceto se você tiver alguma queixa e se o seu médico achar alguma alteração no exame físico. O Papanicolaou e o ultrassom tranasvaginal não é necessário para o início do anticoncepcional. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
A partir da primeira menstruação e/ou da primeira relação sexual, as consultas ginecológicas devem ocorrer ao menos uma vez por ano. Importante lembrar que a realização de exames (que muitas vezes são solicitados por outros médicos não ginecologistas) não substitui a consulta ginecológica.
Os motivos que mais levam mulheres a consultas médicas são a prevenção de doenças como câncer de colo de útero ou de mama, irregularidades menstruais, alterações hormonais, planejamento da maternidade, dificuldades sexuais, suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis e corrimentos vaginais, segundo a ginecologista ...
O ginecologista introduz dedos na vagina da mulher, com a outra mão sobre o abdomen ajeita a posição dos órgãos e apalpa-os. O que ele quer observar com esse exame? Mauro Sancovski – O toque é muito importante, porque permite analisar as condições em que se encontram os órgãos internos da mulher.
A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.
Depende de vários fatores. Quantidade de queixas, facilidade do paciente expor suas queixas, condição de atendimento, condição física da paciente e facilidade para deitar na maca por exemplo. Enfim, ao menos 20 minutos.