Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
2 Como ligar uma lâmpada em 220 V? Interruptor simples: Saindo do disjuntor, a fase deverá ser ligada no interruptor. Essa mesma fase sai do interruptor e é ligada ao receptáculo. O neutro é ligado diretamente ao receptáculo.
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Após parafusar o suporte, encaixe a tomada/o interruptor....Geralmente os fios da tomada podem ser identificados pelas seguintes cores:
Faça a derivação no condutor de fase, dessa forma obtendo duas pontas que vamos chamar de A e B. Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Como instalar tomada dupla e tripla Agora, meça a distância entre as tomadas e corte um cabo com a medida obtida. Conecte uma ponta deste cabo no segundo encaixe de conexão e a outra ponta na segunda tomada. Ligação de uma Tomada Dupla! Faça este processo novamente se houver uma terceira tomada.
Abra o plugue fêmea Com a chave de fenda ou Philips, retire o parafuso que trava o plugue fêmea. Em seguida, abra a tampa com a chave de fenda fazendo movimento de alavanca. Solte a peça plástica que prende os fios.
⚠️ É importante estar atento à espessura dos condutores. De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão, a seção mínima para fios e cabos em circuitos de iluminação é 1,5 mm² e para circuitos de força, como tomadas, é 2,5 mm².