crossorigin="anonymous">
O seu sistema linfático é uma parte essencial do sistema vascular que remove toxinas do organismo e o protege das doenças. Ele é composto por uma imensa rede de vasos linfáticos que transportam linfa por todo o corpo rumo ao coração. A circulação de sangue linfático pode facilmente se tornar estagnada devido ao fato de que não possui uma bomba e depende do processo de contração e relaxamento dos músculos para se mover. Para melhorar o sistema de drenagem linfática nas pernas, tente apalpar a pele manualmente e tomar muita água para se manter hidratado.
Ao estimular a circulação do sangue ao redor do corpo com maior vigor, a drenagem linfática também contribui para o bom funcionamento dos órgãos, melhorando a energia e a disposição para realizar as tarefas diárias.
Em seguida, deve-se fazer círculos com os dedos (anelar, médio e indicador) empurrando a linfa das bochechas em direção ao ângulo da mandíbula. O movimento inicia na parte inferior da bochecha, até o ângulo, e depois chega mais próximo ao nariz, trazendo a linfa em direção ao ângulo;
Ela tem um efeito semelhante às substâncias diuréticas, ajudando o corpo a se livrar do excesso de fluidos acumulados. Associada à uma dieta equilibrada e atividade física, a massagem linfática pode ser mais eficaz nesse objetivo.
A drenagem das pernas e pés começa com a estimulação da região inguinal com pressões consecutivas e movimentos circulares com as pontas dos dedos em várias séries de 4 a 5 círculos. A seguir deve:
Respirar profundamente ajuda a estimular o sistema linfático de todo o corpo, devendo ser feito colocando as mãos sobre o estômago e inspirar o ar profundamente pelo nariz. Em seguida, expirar o ar pela boca de forma lenta.
Pensando nisto, descreveremos aqui uma versão simplificada da drenagem linfática manual que você pode aplicar em si mesma e que lhe tomará apenas 20 minutos para ser completada. Tente realizá-la no mesmo horário todos os dias para ter seu sistema estimulado regularmente.
Antes da massagem, a barriga está cheia de gases e fluidos desnecessários, consequentemente está com volume maior. Depois da massagem, os líquidos são drenados e excluídos, e o abdômen desincha, mas não é possível afirmar que a gordura localizada foi removida.
Além disso, outras transformações que podem ocorrer devido à mudanças hormonais são a formação de varizes, sensação de peso, queimação, dormência, coceira e cãibras.
crossorigin="anonymous">
Existem cerca de 600 linfonodos no corpo que incham em resposta à infecção, devido a um acúmulo de fluido, bactérias ou outros organismos.
A drenagem linfática é um tratamento de massagem, suave e rítmico, que estimula a circulação do fluido linfático e traz uma série de benefícios.
Após finalizar a drenagem a pessoa deve permanecer deitado, em repouso por 5-10 minutos. Se estiver em tratamento contra o linfedema, por exemplo, poderá usar uma meia ou manga elástica para evitar que a região fique inchada novamente.
Este passo ajuda o fluido linfático a drenar de volta para a corrente sanguínea no pescoço. Você pode massagear os dois lados de uma vez cruzando as mãos à frente do pescoço.
Isso ajuda a eliminar resíduos e toxinas e também pode auxiliar na prevenção de inchaço após uma lesão ou cirurgia, além fortalecer o sistema imunológico.
A drenagem linfática é indicada no pós operatório da cirurgia plástica. Isso porque esse tipo de massagem regenera tecidos para reduzir cicatrizes, reduz o inchaço, desintoxica o corpo e ajuda na circulação do sangue.
As massagens tem sido sugeridas para ajudar a melhorar o humor, reduzir a ansiedade e combater a depressão. Além disso, elas também relaxam, pois são silenciosas, envolvem o toque pessoal de um especialista e reduzem os níveis de dor no corpo.
A drenagem pode ser realizada de 1 à 5 vezes por semana, de acordo com a necessidade, devendo ser prescrita o número de sessões pelo próprio terapeuta que irá realizar o procedimento, após uma avaliação inicial.
A drenagem linfática é uma ferramenta importante para manter o sistema linfático em boas condições para uma ótima saúde, pois como vimos, um sistema linfático deficiente pode afetar todas as partes do corpo.
A drenagem linfática realizada na barriga ajuda o funcionamento correto do intestino e ajuda na eliminação de gases. Logo de cara nota-se que a barriga fica menos inchada depois da massagem.