O jeito mais apropriado para preparar o arroz que vai ser servido às calopsitas é cozinhar apenas com água, sem a adição de óleo, sal ou qualquer tempero. O arroz integral é melhor do que o branco por conter mais fibras. Depois de cozinhar bem, deixar esfriar antes de dar para as calopsitas.
Arroz cozido, castanho ou branco (sem adição de sal) é benéfico e prontamente aceito por todas as espécies de ave durante um inverno severo. O arroz cru pode ser consumido por aves, tais como pombos e faisões, mas é menos susceptível de atrair outras espécies.
As calopsitas têm a mania de bicar tudo que encontram e, em relação a papéis, adoram rasgar em muitos pedaços. ... Pode até parecer que a calopsita apenas rasgue o papel e jogue fora, sem engolir, mas pequenas partes pode, sim, ser ingeridas e se isso é um hábito diário, o acúmulo desses fragmentos traz os problemas.
Importante: a gaiola deve ter grade no fundo para separar o contato da ave com os excrementos, par que a calopsita não tenha contato com jornal, que é tóxico.
você pode evitar tudo isso graças a nossa lista de brinquedos para sua calopsita!...Agora, dá uma olhada no que vem por aí nessa listinha completa de brinquedos que as calopsitas mais gostam:
E para muitos, o comum: PAPEL! Só use jornal se sua ave não alcançá-lo para picar. A tinta do jornal contém chumbo e pode intoxicar seu pequeno. Se o passarinho alcança, use papel sem coloração, sulfite (para gaiolas pequenas, já que não é barato) ou faça como eu, use papel Kraft ou Semi-Kraft.
A areia é um elemento essencial na gaiola de um pássaro: uma vez ingerida, ajuda a triturar melhor os alimentos; Folhas de areia: basta colocar no fundo da gaiola e substituí-lo a cada duas semanas para manter a gaiola limpa e higiênica.
Mistura calcaria para ser usada no fundo de gaiolas e viveiros com o objetivo de facilitar a limpeza. Modo de Usar: Espalhar uma fina camada deste produto no fundo das gaiolas e viveiros, remover e substituir a cada 3 dias no máximo.
Quer deixar seu pássaro mais feliz? Organize bem sua gaiola!
Qualquer vocalização (conversar, cantar ou assobiar) indicará que o periquito está contente e feliz em sua casa. Quando esse comportamento aumenta ao ver alguma pessoa entrando no quarto, é um bom sinal de que ele gosta dela. Fique atento se ele “bate” os bicos ou “ronrona”.