Geografia do Brasil Capitais do Brasil são as cidades onde se localizam as sedes dos governos estaduais. Há no Brasil 26 estados, um Distrito Federal e 27 capitais distribuídas nas cinco regiões. O Brasil possui 27 capitais incluindo Brasília, que é capital federal.
*a rigor, Brasília não é uma cidade, portanto, não é capital do DF. A Constituição Federal proíbe a divisão de Brasília em cidades, o que pode ser observado pela inexistência de um prefeito municipal. Brasília é, na realidade, sede do Governo do Distrito Federal e também sede do Governo Federal.
Em 1763, a capital passou a ser o Rio de Janeiro, pois a cana já não apresentava tantos ganhos, e a descoberta do ouro em Minas Gerais fez com que fosse necessário investir no litoral da região sudeste.
Considerado um importante centro político, administrativo e comercial do Estado, Cuiabá é famosa pelo seu intenso calor, cuja temperatura média anual é de 32 graus Celsius.
Sede do Distrito Federal (DF) e o menor território autônomo do país, Brasília está localizada no Planalto Central. É conhecida como a “Capital Federal” ou “Capital Mundial das Águas”.
Fotos: Pinterest
Capital do Espírito Santo (ES), Vitória é a ilha capital, conhecida como “Ilha do Mel” ou “Cidade Sol” com uma população de 400 mil habitantes aproximadamente.
Capital do Rio Grande do Norte (RN), Natal é denominada a “Capital Espacial”, visto que possui uma base para o lançamento de foguetes, denominada de ‘Barreira do Inferno’.
A maioria dos países do mundo tem apenas uma capital que abriga a sede do governo. Por exemplo, capitais como Buenos Aires, Washington, Paris e Tóquio são as sedes administrativas de seus respectivos países, além disso, muitas vezes, algumas capitais também são as maiores cidades da nação.
No Sri Lanka a capital oficial do país é Colombo, mas nas últimas quatro décadas a legislatura nacional residiu em um subúrbio próximo chamado Sri Jaiavardenepura-Kotte. Como costuma acontecer em países com uma cidade dominante, a mudança foi feita para aliviar o congestionamento em Colombo.
Um exemplo de país com duas capitais é a Bolívia. Assim, La Paz e Sucre são duas cidades bolivianas que dividem as diferentes partes do governo entre si. Essa divisão remonta ao final do século XIX, quando facções políticas opostas tinham aspirações diferentes sobre como o país deveria governar o seu povo.
Chamada de “Poa”, a cidade possui um alto nível de qualidade de vida. Mas, com o aumento da população, a poluição, o desmatamento, o alto custo de vida e a violência, a qualidade de vida tem diminuído.
Capital de Santa Catarina (SC), Florianópolis, chamada de “Floripa” ou “Ilha da Magia”, possui uma população de aproximadamente 450 mil habitantes.
Capital de Goiás (GO), Goiânia é chamada de “Capital do Cerrado”. Está localizada no Planalto Central e possui cerca de 1 milhão de habitantes.
Possui grande destaque para o setor turístico, com suas belas praias e paisagens, sendo considerada a capital brasileira com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
País (exónimo)Capital (exónimo)Capital (endónimo)AlemanhaBerlimBerlinAndorraAndorra-a-VelhaAndorra la VellaAngolaLuandaLuandaAntígua e BarbudaSaint John’sSt. John’s
Ao contrário de alguns dos países que adotaram recentemente um sistema de duas capitais, a Suazilândia sempre teve duas capitais. Assim, Lobamba é onde residem os governantes de elite e é considerada a tradicional sede do poder no país, além de ser o local onde o Parlamento se reúne. Mbabne, no entanto, é a capital administrativa onde o restante das funções do governo são executadas.