crossorigin="anonymous">
Cada quadrado da tabela periódica indica o átomo de um Elemento Químico representado por um símbolo. Você pode ver na primeira coluna os símbolos: H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr; eles simbolizam os átomos dos elementos químicos Hidrogênio, Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio, respectivamente.
A origem da Tabela Periódica remonta ao século XIX e teve a participação de grandes cientistas, cujo objetivo principal era identificar, prever e utilizar suas características.
A Tabela Periódica é uma ferramenta na qual temos todos os elementos conhecidos organizados em colunas horizontais e verticais. “As propriedades dos elementos químicos se repetem periodicamente, quando eles são ordenados em ordem crescente de seus números atômicos”. ...
O que é a tabela periódica? A tabela periódica é uma organização proposta pelo químico Dmitri Mendeleev, em 1869, para dispor os elementos químicos.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
- A energia absorvida ou emitida pelo elétron ao saltar de uma óbita para outra é quantizada e dada pela expressão: Ef - Ei = hf, sendo " Ei " e " Ef " as energias do elétron antes e depois, " f " a frequência e " h " a constante de Planck.
Espectro do átomo de hidrogênio
Nos átomos conhecidos até hoje podem existir no máximo 7 camadas ou 7 níveis de energia. A camada K é a mais próxima do núcleo e a de menor energia. A camada Q é a mais afastada do núcleo e a de maior energia.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo também é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2.