Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
As articulações zigoapofisárias são articulações sinoviais que ocorrentes entre os processos articulares inferiores de uma vértebra superior e os articulares superiores de uma vértebra inferior. São articulações planas. São circundadas por uma cápsula articular frouxa que se fixa às bordas articulares dos processos.
Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto.
O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. No mais, a maioria das características são comuns às das outras vértebras cervicais, como o forame transverso para a passagem da artéria vertebral.
Como é uma coluna normal? A coluna normal deve ser retilínea quando observada de frente. Porém, quando vista de lado, devem haver curvaturas normais chamadas de cifose e de lordose.
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão: Vértebras Cervicais: 7 vértebras; Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras; ... Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.
A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
São formadas por cabeças com duas faces articulares para as fóveas costais do corpo vertebral (superior e inferior), colo, tubérculo, ângulo costal, sulco da costela, face interna, face externa, margem superior, margem inferior e cartilagens costais.
As costelas típicas possuem cabeça, colo e corpo. Já as costelas de 8 a 10 são as falsas, pois se articulam com o osso esterno indiretamente, ou seja, unem as suas cartilagens umas as outras e por fim unem-se a sétima cartilagem para se inserirem do esterno.
Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno.
Costelas Flutuantes são os dois últimos pares de costelas que não se prendem a osso algum na sua parte anterior.
Esterno e as costelas são os ossos da caixa torácica (8 estruturas). Esterno e as costelas são os ossos da caixa torácica (8 estruturas). Situados entre cada duas costelas adjacentes estão espaços anatômicos chamados de espaços intercostais.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas).
Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma. A cavidade torácica alberga a maior parte do sistema respiratório e o coração, protegidos por uma armação óssea que liga o esterno à coluna vertebral através das costelas.
Busto: Posicione a fita métrica sobre os mamilos, dando a volta no corpo pelas costas. Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo.
Em muitos vertebrados, o abdómen ou abdômen, abdome, vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras. Nos artrópodes é a secção mais distal do corpo, situando-se após o tórax ou cefalotórax.
Os órgãos abdominais incluem partes dos sistemas: Digestório - estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas exócrino, fígado e vesícula biliar. Urinário - rins e ureteres. Imunitário - baço.
O diafragma, por causa de sua localização entre o tórax e o abdome, é atravessado por várias estruturas importantes, como o esôfago, que atravessa a parte muscular do diafragma. Além desse órgão, outros exemplos de estruturas que passam pelo diafragma são os nervos vagos, a aorta e a veia cava inferior.