crossorigin="anonymous">
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão certas. Início, com a segunda sílaba acentuada graficamente, é um substantivo masculino sinônimo de começo e princípio. Inicio, sem acentuação gráfica, é a forma verbal do verbo iniciar conjugado na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu inicio.
comecilho sm (começo+ilho) 1 pop Aquilo ou aquele que está em começo. 2 Principiante. comezinho adj.
As duas palavras estão corretas, porém devem ser utilizadas em situações diferentes. "Início" é um substantivo e significa começo ou princípio. Já "inicio", é a conjugação do verbo iniciar no presente do indicativo na 1ª pessoa do singular.
Se for um verbo, o acento está descartado, pois se trata da conjugação da 1ª pessoa do singular do verbo iniciar (eu inicio). Porém, se você quer utilizar o vocábulo como um substantivo, ele obrigatoriamente é acentuado e escreve-se “início”.
Em suma: escreve-se o que com acento para marcá-lo como monossílabo tônico, da mesma forma que se faz com dê, lê, sê, e essa tonicidade ocorre com o que quando interjeição ou substantivo e quando pronome no final da frase.
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?”
O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”.