As doenças de causas desconhecidas eram atribuídas à manifestação de forças sobrenaturais; e o mistérios dolorosos da doença e da morte, eram causados por demônios, assim como, as tempestades, a escuridão e as noites sem luar.
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Significado de Limosidade [Figurado] Qualidade do que é sujo, imundo; imundice. [Figurado] Característica de baixo, vulgar; vileza, sordidez. [Botânica] Excesso de limos, algas verdes ou azuis que se forma em lugares úmidos.
Os principais sinais e sintomas da AME são:
A expectativa de vida é em torno de 10 anos, segundo alguns autores. Apesar de o comprometimento ser mais leve que no tipo I, pacientes com o tipo II nunca adquirem a capacidade de andar, além de possuírem dificuldade para engolir e tossir.
A AME é uma doença genética e hereditária, causada por mutações no gene SMN1. Aproximadamente 95% dos indivíduos afetados apresentam a deleção de ambas as cópias do gene (uma cópia transmitida pela mãe e a outra pelo pai).
Atualmente, não existe cura para a AME, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar a condição.
A atrofia muscular espinhal proximal tipo 1 (SMA1) é uma forma grave infantil de atrofia muscular espinhal proximal (ver este termo), caracterizada por fraqueza muscular grave e progressiva e hipotonia resultante da degeneração e perda dos neurónios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral.
O tratamento global da AME consiste em combinação de medicamento (quando houver indicação médica) com as terapias de suporte (fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, entre outras), conforme o quadro clínico e a necessidade específica de cada paciente.
Os pacientes apresentam capacidade de ficar em pé e andar, mas devido à progressão da doença podem perder essa habilidade ao longo da vida. As pernas são mais gravemente afetadas do que os braços.
A AME acontece quando a bebê soma os genes mutados dos pais. Ou seja, vem um gene da mãe e um do pai. Quando a pessoa tem apenas um gene com essa informação, ela não desenvolve a AME, mas pode ter um filho com o problema. Uma em cada 50 pessoas tem uma cópia mutada do gene SMN1, e são chamados “portadores”.