O surgimento de grãos de Mauritia flexuosa os buritis, palmeiras que crescem ao longo do curso da vereda na amostra TFSJ-170, comprova o desenvolvimento da vereda e dos buritizais indicando que o clima ficou mais quente que o observado nas amostras mais antigas e ainda úmido em torno de 14.
Concluiu-se que o clima era úmido, com curtos episódios secos antes de ~ 40 mil anos AP. Desta época até o início do último máximo glacial prevaleceu clima úmido e frio, com intensa aridez somente no final do Pleistoceno Tardio.
O clima Equatorial é característico da região amazônica. No inverno, a região pode ser atingida pela massa de ar Polar Atlântica que provoca o fenômeno da friagem, uma queda brusca da temperatura para os padrões regionais. ...
A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.
Na região da floresta Amazônica o clima predominante é o equatorial, devido à proximidade com a linha do equador, em plena zona intertropical da Terra. Essa característica climática resulta em temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e praticamente não apresenta período de estiagem.
A floresta abriga 2.
É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã.