- Misto (ambos): nervo trigêmeo (NC V), nervo facial (NC VII), nervo glossofaríngeo (NC IX), nervo vago (NC X).
Temos 12 pares de nervos cranianos, os quais serão citados a seguir:
Resposta. Resposta: Transmitir mensagens sensórias principalmente a cabeça e ao pescoço.
A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os nervos são originados no agrupamento das fibras nervosas no sistema nervoso periférico.
Dois terços anteriores. Os dois terços anteriores são inervados por: Ramos sensitivos do nervo lingual (par craniano V/III – Nervo trigêmeo, ramo mandibular) e pelo ramo da corda do tímpano do par craniano VII – nervo facial para o paladar. Ramos motores do nervo hipoglosso (par craniano XII), um dos nervos cranianos.
Como estimular o nervo vago?
Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.
A principal forma de avaliação da síncope vasovagal é feita através da avaliação dos efeitos do estresse ortostático observados em um teste provocativo chamado de teste de inclinação, que avalia os efeitos sobre a pressão arterial e a FC durante um período ou fase não potencializada e durante a fase de estresse ...
Os sintomas da síncope incluem:
A síncope cardíaca é aquela cujas causas estão relacionadas diretamente com a saúde do coração. A síncope pode ser causada também por algum problema no corpo da pessoa. Indivíduos com embolia pulmonar, desidratação e arritmia cardíaca são alguns dos que podem ter o desmaio como um de seus sintomas.
Os principais tipos de Sincope (desmaios) são: Cardíaca, Cardiovascular e Vasovagal.
A lipotímia é uma alteração súbita da consciência podendo chegar até a perda da mesma (síncope). Ela é precedida de sintomas tais como tontura, enjôo, mau estar gástrico, palidez, suór e escurecimento da visão.