Como eliminar expoentes em cálculos
O expoente, a letra b, é a quantidade de vezes que a base foi repetida, e já a potência representada pela letra c é o resultado dessa sucessiva multiplicação. No exemplo, o número 2 é a base, o 6 é o expoente e o número 64 é o resultado, ou seja, a potência. Desse modo obtemos que dois elevado a seis é igual a 64.
Observe a expressão abaixo: 54, que se lê 5 elevado a 4, ou 5 elevado à quarta potência é igual ao produto de quatro fatores todos eles iguais a cinco. Ao multiplicarmos 5 vezes 5 vezes 5 vezes 5 iremos obter 625 que é o resultado da exponenciação. O número de fatores iguais a 5 é justamente o numeral do expoente.
Para resolver potências com expoentes grandes, devemos aplicar a propriedade do expoente e escrever o número como uma multiplicação de mesma base. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente.
Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos.
Deve estar entre parênteses para indicar que todo o poder está sendo elevado a outro poder. Este imóvel está combinado com os dois imóveis anteriores. Quando temos uma multiplicação ou divisão de poderes, elevada a outro poder, o expoente de fora multiplica cada um dos expoentes de dentro dos parênteses.
Na divisão de potências de mesma base, mantemos a base no resultado, e seu expoente será a diferença entre os expoentes das potências que estão sendo divididas. Isso ocorre quando a base de uma potência é outra potência. Nesse caso, multiplicamos os expoentes e conservamos a base.
Potências - Regras para multiplicação e divisão Para multiplicar potências com o mesmo expoente, multiplicam-se as bases e mantém-se o expoente. Regras para a divisão de potências : Para dividir potências com o mesmo expoente, dividem-se as bases e mantém-se o expoente.
Efetua-se a divisão entre os números que antecedem a potência e também divide-se as potências da base 10, pelo método simplificado: conserva-se a base e subtraem-se os expoentes....
Temos 0,001 assim, basta transforma-lo em 1,0 x 10^-3, pois o 1 encontra-se à direita da vírgula, assim devemos elevar a potência de base 10 a um número negativo: assim temos 1,0 x 10^-3.
Se o número que antecede a potência de dez tiver uma vírgula, essa deve ser deslocada para a direita tantas casas decimais indicar o expoente da base 10. Veja o exemplo: 2,3456 x 10³ = 2345,6. Observe que a vírgula se deslocou três casas decimais.
Como elevar um número a uma potência em uma calculadora científica
Para calcular potenciação, abra a calculadora comum do Windows, no menu Exibir escolha o modo Cientifica. No modo científica, clique na tecla 2 e depois clique na tecla "x^y" e depois clique na tecla 5, após clique na tecla "=".