Bem, a entese é o local onde ligamentos, tendões e a cápsula que envolve as articulações “se ligam” aos ossos. Quando esse local inflama chamamos de entesite. ... A mais conhecida, quando se fala de doença reumatológica, é sem dúvida o calcanhar (onde o tendão de Aquiles se liga ao calcâneo).
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações, e por isso a sinovite pode acontecer no pé, tornozelo, joelho, quadril, mão, punho, cotovelo ou ombro.
O tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um dos mais importantes e resistentes tendões do corpo. Ele é formado pela união dos músculos gastrocnêmio e sóleo (tríceps sural), com inserção no osso calcâneo.
(UECE-2007) Na espécie humana, o tipo de tecido conjuntivo que forma o Tendão de Aquiles é: a) cartilaginoso.
Um ponto fraco herdado pela humanidade ao batizar o tendão de Aquiles. Tendão é um tecido fibroso, composto primeiramente por colágeno, que conecta o músculo ao osso, sendo responsável pela transferência de força entre os dois gerando o movimento da articulação.
Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Possuem grande importância na realização de movimentos. Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos.
Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos....Além dos tendões do joelho e calcâneo, nas pernas existem cinco tendões extensores, a saber:
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
O manguito rotador, por sua vez, é um conjunto de quatro tendões (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) que se unem formando uma espécie de capuz ou cobertura sobre a cabeça do úmero (osso do braço) e atuam na função de elevação (abdução) ou rotações do ombro.
A ruptura do manguito rotador não significa obrigatoriamente a necessidade de cirurgia. Sempre iniciamos com o tratamento conservador. Podem ser prescritos medicamentos antiinflamatórios. Repouso da articulação e gelo (ou calor local, dependendo de cada caso) sobre o ombro também podem aliviar a dor e inflamação.
Uma inflamação de um tendão é na linguagem médica designado por tendinite ou tendinopatia, que pode acometer qualquer tendão. No caso da tendinite do cotovelo, os tendões são os que convergem na região do côndilo (epicôndilo ou côndilo lateral, ou epitróclea ou côndilo medial).
O enfraquecimento do tendão é causado pelo envelhecimento e pelo desgaste mecânico. Com o tempo, pode ocorrer uma ruptura dos tendões. As rupturas do manguito rotador podem causar dor e comprometer o funcionamento do braço, mas também podem ser assintomáticas.