O nome do arquivo do seu currículo interfere na hora que você manda para o recrutador?
Coloque o nome da empresa destacada em negrito e providencie um breve histórico a respeito da mesma. Caso você tenha dificuldade em escrever sobre a empresa, procure o site oficial e leia a página “Quem somos” como inspiração. As páginas nas redes sociais também podem servir para este propósito.
Ter experiência em trabalhos esporádicos, como por exemplo, em empresa familiar, trabalho temporário e na organização de eventos também é válido. Os recrutadores observarão esse tipo de experiência, sobretudo se as atividades desenvolvidas condizem com o perfil da vaga.
Uma dúvida recorrente é se deve-se colocar o número do CNPJ das empresas que já trabalhou na sessão experiência profissional do currículo. De acordo com os recrutadores consultados, o motivo para isso é que o CNPJ é absolutamente desnecessário no processo seletivo.
Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho
Informar o CPF é uma medida segura para validar o seu perfil, evitar cadastros duplicados, preservar sua privacidade e garantir a qualidade de todo o serviço oferecido pelo nosso app e site.
Em sua Gestão de Cadastro, clique na aba Currículo e selecione a opção Modificar dados de acesso....Para salvar, clique em Modificar.
Posso investigar a vida financeira de candidato a emprego antes da contratação? O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou recente caso envolvendo empresa que consultava créditos de candidatos à trabalho. No referido julgamento, entendeu o órgão superior que a consulta creditícia de candidatos é ato discriminatório.
A exceção é a contratação por instituições financeiras. Por exemplo, um vigilante com o nome negativado não pode ser impedido de trabalhar para uma rede de supermercados, mas pode para um banco ou empresa de crédito. ... Logo, diante de vários candidatos, o nome sujo impede de arrumar emprego por piorar esse requisito.
Empresas consultam seu CPF para avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, mas é possível saber quantas e quais fizeram isso. Através do Serasa, você consegue saber quantas e quais empresas consultaram seu CPF.
Não há problema deles consultarem repetidamente o CPF. O banco de dados do SERASA/SPC serve essencialmente para isso. A mera consulta não precisa de autorização. O que precisa ser comunicado à pessoa é sua inclusão no cadastro como devedor.
Para consultar a Carteira de Trabalho Digital basta acessar o site específico do Governo e habilitar o documento através da criação de uma senha de acesso. O documento está disponível para todos os brasileiros e estrangeiros que possuem CPF, contudo é necessário habilitá-lo.
O INSS pode ser consultado também em uma agência da Previdência Social, ligando para o telefone 135, ou através do site do Meu INSS. Em todas essas opções, basta entrar com seus dados para saber seus vínculos de emprego, ou seja, se sua carteira está assinada.