A escrita surgiu por volta do século 4 a.C., ela permitiu ao homem um enorme avanço para a civilização. Escrita é a representação da linguagem falada por meio de signos (ou sinais) gráficos.
Acredita-se que os latinos tenham adotado a variante ocidental do alfabeto grego no século VII a.C. a partir de Cumas, uma colônia grega no sul da Itália (Magna Grécia); este alfabeto latino arcaico era apenas um entre diversos alfabetos itálicos antigos que surgiram na época.
O alfabeto latino do padrão ISO (codificado em ISO/IEC 646), também oficialmente adotado em língua portuguesa, consiste de 26 caracteres: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
22 letras
Dálet ou Dalet ד, é a quarta letra de vários abjads semíticos, assim como o ʾdal ﺍ do alfabeto árabe e o ʾdãlet do alfabeto fenício. Do alfabeto fenício, para o alfabeto grego deu a raíz a letra delta.
YHWH é o tetragrama (termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. ... Em português (como em inglês e françês) a transliteração usual é YHWH, mas encontram-se também na forma YHVH (como em espanhol).