O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Á arte concreta surgiu no século xx com a intenção de produzir obras artisticas que usassem elementos próprios da linguagem dos elementos próprios da linguagem, a princípio: planos e cores. os principais artista da arte concreta foram wassily kandinsky Theo van Doesburg Max bill Hélio Oticia.
O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.
Literatura. Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens, a princípio: planos e cores. A busca dos artistas era incorporar a arte música, poesia, artes plásticas às estruturas matemáticas geométricas.
Os principais representantes da poesia concreta no Brasil foram:
Principais características do neoconcretismo As principais características do movimento neoconcreto são: Oposição ao concretismo, materialismo, cientificismo e positivismo. Maior subjetividade e expressividade artística. Liberdade de experimentações e criações artísticas.
A expressão neoconcreto é uma tomada de posição em face da arte não-figurativa “geométrica” (neoplasticismo, construtivismo, suprematismo, Escola de Ulm) e particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerbação racionalista.
cidade do Rio de Janeiro
Note que o Neoconcretismo (Grupo Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação artística, o qual criticava o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas (Grupo Ruptura). ... Transcendência da arte; Existencialismo e Humanismo.
A arte neoconcreta foi uma corrente artística que nasceu na década de 1950, no Rio de Janeiro, e que contou com artistas emblemáticos do circuito das artes. O neoconcretismo surgiu como uma oposição aos dogmas e conceitos ortodoxos da arte concreta. O objetivo desse movimento foi o de propor mais subjetividade à arte.
Enquanto o concretismo era extremamente racional, o neoconcretismo trouxe a subjetividade de volta para o processo de criação artística. ... Combatiam o concretismo dizendo que não se tratava apenas de formas geométricas, e debatiam os conceitos cientificistas e positivistas na arte.
A origem comum teve início na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, em São Paulo, repetida no Rio de Janeiro em fevereiro de 1957. ... As duas exposições foram o tema do sexto encontro sobre mostras de artes visuais que marcaram o panorama artístico brasileiro a partir dos anos 50.
A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.
Neoconcretismo. Em 1960, Pape e artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Ferreira Gullar, Reynaldo Jardim e Franz Weissmann romperam com o concretismo e publicaram no Jornal do Brasil o Manifesto Neoconcreto, marco inicial do neoconcretismo. ... A partir de 1960, iniciou uma série de projetos de esculturas em madeira.
No final da década de 50 inicia a produção da trilogia de livros de artista composta por Livro da Criação, Livro da Arquitetura e Livro do Tempo. A artista começa a trabalhar com roteiro, montagem e direção cinematográficos na década de 60 e faz a programação visual de filmes do cinema novo.
- Elaborou obras com papel, placas de metal e de madeira. - Pesos, tamanhos e texturas são presenças em muitas de suas obras, principalmente a partir da década de 1960. - Fez obras inovadoras e dinâmicas, estimulando a participação dos espectadores (obras interativas). - Trabalhos ligados a percepção corporal.
Partindo de suas instalações, Oiticica passa a produzir uma série de trabalhos em que constrói caixas contendo materiais diversos. São recipientes feitos de madeira, vidro ou sacos que possuem compartimentos e carregam vários elementos, como areia, pigmentos, tecidos, terra, água e carvão.