13 Sintomas de depressão
A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.
Apesar de toda a evolução, não existem exames laboratoriais ou complementares que possam dar o diagnóstico de Depressão. Os exames – sangue, urina, tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, etc – são necessários para diferenciar a Depressão de outras doenças.
Conheça os sintomas de uma pessoa com depressão
Sintomas de depressão
Dor de cabeça A depressão também pode motivar dores do tipo cefaleia. "Há o cenário que chamamos de somatização, no qual o indivíduo com depressão acumula sintomas emocionais, frustrações, medos e inseguranças e descarrega no corpo", afirma a psicóloga Priscila.
Revisado em: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo. A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.
É ativada quando ocorre uma situação que gera tensão, insegurança ou medo. Já a ansiedade moderada, assim como a grave, pode ser classificada como um transtorno, ou seja, exige tratamento específico pois os sintomas são mais severos.
Indícios de uma recaída de depressão “Se o paciente já teve um episódio depressivo, fez tratamento, apresentou remissão dos sintomas e voltou a apresentá-los depois de um certo tempo, isso pode ser indicativo de recidiva de depressão.