Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema. O esqueleto, com seus 206 ossos, atua sustentando alguns tecidos, protegendo órgãos, auxiliando no movimento, produzindo células do tecido sanguíneo e armazenando minerais.
No chamado esqueleto axial, temos o crânio, as vértebras, as costelas, o esterno e o osso hioide: Crânio: formado por 28 ossos, é a porção responsável por garantir, principalmente, a proteção do encéfalo. Vértebras: formam a chamada coluna vertebral, a qual é composta por 26 ossos (33 vértebras).
É formado pelos 12 pares de costelas, o esterno (osso do peito), cartilagens costais e as 12 vértebras torácicas. Essas estruturas ósseas e cartilaginosas formam a caixa torácica que envolve a cavidade torácica e sustenta a cintura escapular. A cavidade torácica contém o coração, os pulmões e alguns órgãos abdominais.
O sistema digestório está quase todo nessa região do corpo humano (à exceção da boca e do esôfago, que fica no tórax. No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma. No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado.
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.
Pleurite: Doença na qual a membrana que reveste o lado interno da cavidade torácica e circunda os pulmões, chamada de pleura, fica inflamada. Também chamada de pleurisia, causa forte dor na costela que piora ao respirar.
No quadrante superior esquerdo, as dores mais comuns são as de origem muscular ou estomacal. Raramente, o baço, órgão localizado abaixo das costelas do lado esquerdo do abdômen, é causa de dor na barriga. Assim como a dor epigástrica, o infarto também pode provocar dor no quadrante superior esquerdo da barriga.