A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.
Na anáfase II, os centrômeros separam-se, e as cromátides, agora separadas, migram para os polos opostos. As cromátides, a partir desse momento, ficam como cromossomos individuais.
Metáfase II: os cromossomos estão posicionados na placa metafásica. Anáfase II: as cromátides irmãs separam-se e movem-se em direção aos polos. Telófase II: o núcleo forma-se novamente com a reorganização do envoltório nuclear.
Ocorre a separação das cromátides que se dá inicialmente pelo centrômero e posteriormente ao longo de todo cromossomo. Cada unidade tem seu próprio centrômero. Esta é a fase mais adequada para visualizar a posição do centrômero .
Bom, o principal evento que caracteriza a mitose é a duplicaçãodo seu material genético (nos cromossomos) antes da formação de duas células idênticas à uma única célula inicial. A mitose é chama de multiplicação equacional pois após a divisão celular de uma única célula em duas, o seu número de cromossomos é duplicado.