Deve-se multiplicar a largura x altura x comprimento do ambiente e encontrar o volume de ar. Para realizar uma troca de ar de 20 vezes por hora, multiplique o volume de ar por 20 e encontre a vazão necessária de seu exaustor. Se houver fumaça, por exemplo, seria necessária a troca de ar no mínimo 40 vezes por hora.
Para dutos retangulares, este diâmetro equivalente é calculado por: sendo a e b os valores dos lados do retângulo. Para dutos ovais tem-se: com AR = (πa2 / 4) + a (A− a), P = π a + 2(A− a) , A o eixo maior do duto e a o eixo menor.
Os dutos, de forma similar às tubulações de um sistema de bombeamento, têm a função de conduzir, confinadamente, os gases de trabalho (muitas vezes o ar) entre as extremidades do sistema de ventilação.
Cada 15 metros quadrados de área de piso exigem 1 TR de capacidade, o mesmo que 680 metros cúbicos por hora. Portanto, uma área de 300 metros quadrados exigiriam 20 TR de capacidade, ou 13.
5) Com 45 cm de altura, o duto terá o cálculo da área total de 81,07 cm² dividido pela largura do duto, vamos por aqui 02 centímetros como exemplo. Então 81,07 dividido por 2 dá 40,53 cm de altura com 2 cm de largura. 6) Faça o duto MANTENDO o comprimento já calculado em cima do duto convencional - 45 cm.
A área do cilindro (área total) corresponde a medida da superfície dessa figura, sendo calculada a partir da soma das duas bases mais a área lateral. Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral.
Basta somar ou multiplicar as áreas dos dutos. Se no exemplo acima, tivéssemos 2 dutos de 4 polegadas, basta fazer 81,07 (primeiro duto)+ 81,07(segundo duto).
A caixa dutada só toca mais alto que a selada porque, desalinhando o sistema (mudando o comprimento ou diâmetro do duto), pode-se obter um ganho numa faixa estreita, ganhando-se dBs naquela região. Isso, porém, sacrifica a qualidade do grave produzido.
Como saber a litragem do meu alto falante?