Como calculado o PIS e COFINS no lucro real? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No caso de opção pelo Lucro Real, a alíquota do PIS muda: passa de 0,65% para 1,65%. Já a alíquota da COFINS passa de 3% para 7,6% da Receita.
Qual é a alíquota do PIS e COFINS no lucro real?
7,6%
Diferente do regime cumulativo, existe a apropriação dos créditos, sendo que, salvo algumas exceções, as empresas optantes por essa modalidade devem ser as do Lucro Real. As alíquotas de PIS e COFINS são, respectivamente, 1,65% e 7,6%.
Como calcular PIS e COFINS não cumulativo lucro real?
A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
Como funciona o PIS e COFINS não cumulativo?
No caso do PIS e COFINS não cumulativo há créditos para o abatimento das comercializações anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao Governo. Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS. As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.
Qual o regime de apuração do PIS e da COFINS utilizado no lucro presumido?
O contribuinte que é do Lucro Presumido usa o chamado regime de incidência cumulativa, onde a base de cálculo é a receita operacional bruta, sem deduções nas aquisições.
Como calcular os impostos no preço de venda?
Multiplique o custo de um item ou serviço pelo imposto sobre vendas a fim de descobrir o custo total.
Certifique-se de colocar o imposto sobre vendas na forma decimal. ...
Exemplo: $ 60 (custo do item) x 0,075 (imposto sobre vendas) = $ 4,5 total do imposto de vendas.
Como calcular COFINS não cumulativo?
O crédito da COFINS, no regime de incidência não cumulativo, será determinado mediante a aplicação da alíquota de 7,6% sobre o valor:
dos itens mencionados nos incisos I e II, adquiridos no mês;
os itens mencionados nos incisos III a V e IX, incorridos no mês;
Mais itens...•14 de jun. de 2020
O que significa PIS e COFINS não cumulativo?
No caso do PIS e COFINS não cumulativo há créditos para o abatimento das comercializações anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao Governo. Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS. As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.
Como fazer apuração de PIS e Cofins lucro presumido?
Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
Qual o regime de reconhecimento de receita para apuração do PIS e Cofins?
PIS E COFINS - RECOLHIMENTO PELO REGIME DE CAIXA NO LUCRO PRESUMIDO. As pessoas jurídicas optantes pelo regime de tributação do Imposto de Renda com base no lucro presumido poderão adotar o regime de caixa para fins da incidência do PIS e COFINS.