Importante: quando você desativa a localização do smartphone, os apps e serviços não conseguem ver onde ele está. Você ainda pode receber resultados e anúncios locais com base no seu endereço IP.
Se a atividade anterior foi usada para os resultados da pesquisa, as informações de local na parte de baixo da página de resultados vão mostrar a mensagem "Com base na sua atividade anterior".
Se você perder seu smartphone ou tablet Android ou o relógio Wear OS, é possível encontrar, bloquear ou limpar o dispositivo. Se você adicionou uma Conta do Google ao aparelho, o app Encontre Meu Dispositivo é ativado automaticamente. Se você permitir que o Encontre Meu Dispositivo criptografe a localização mais recente do seu smartphone e a armazene com o Google, essa localização ficará disponível para a primeira conta ativada nele.
Para ajudar os socorristas a encontrar você mais rapidamente, a localização do seu smartphone pode ser enviada quando você liga ou manda uma mensagem de texto para um número de emergência, como ao discar 911 nos EUA ou 190 no Brasil.
Para ajudar os serviços de emergência a localizar você, o smartphone envia seu local a parceiros de emergência autorizados. Sua localização é enviada diretamente do smartphone para parceiros de emergência.
Uma área geral tem mais de 3 km² e pelo menos 1.000 usuários. Assim, ela não identifica você, o que ajuda a proteger sua privacidade. Isso significa que uma área geral costuma ter muito mais de 3 km² fora das cidades. A área geral estimada vem das fontes de localização descritas neste artigo.
O usuário dos “Serviços Google” pode cadastrar mais de um e-mail para segurança, é só entrar nas configurações do Google na internet, e informar uma segunda conta de e-mail, diferente da que é utilizada solicitar que o Google torne prioritário o envio de informações para esta conta, a segunda conta torna-se prioritário mas o aparelho continua utilizando a outra conta, desta maneira se o celular for roubado é possível solicitar informações por meio da segunda conta cadastrada, sem que outra pessoa veja.
Para desativar o dispositivo, a provedora de serviços móveis pode usar o número IMEI. Você pode conferir o número IMEI do dispositivo nas configurações do smartphone ou no app Encontre Meu Dispositivo.
O “Find My Device” pode ser utilizado no caso de perda ou furto do aparelho celular, além de ter função de apagar informações do dispositivo e desativar o celular, por meio dos “Serviços Google” também é possível deixar um recado na tela bloqueada do celular.
Depois de completar uma mensagem de texto ou chamada de emergência enquanto o ELS estava ativo, o smartphone pode enviar dados de uso e de análise desidentificados para o Google avaliar o desempenho desse recurso. Essas informações não incluem o local enviado aos parceiros de emergência autorizados e não identificam você.
Se perder o seu telemóvel ou tablet Android associado a um smartwatch Wear OS, pode localizá-lo com o relógio. Saiba como localizar o telemóvel com o seu relógio.
Se você conceder permissões de localização ao google.com.br ou aos apps do Google no seu dispositivo, quando fizer uma pesquisa, seu local exato será usado pelo Google para mostrar os melhores resultados. O local exato é sua localização precisa, como um endereço específico.
A localização recente armazenada é criptografada em repouso usando a senha da Conta do Google por segurança. Os dados que o app Encontre Meu Dispositivo coleta são criptografados em trânsito. Você pode excluir todos os dispositivos e as localizações deles usando o app Encontre Meu Dispositivo.
Importante: a maioria dessas fontes de local podem ser controladas nas permissões do dispositivo, nas preferências da conta ou em outras configurações. Veja abaixo como suas escolhas afetam sua privacidade e localização.
Para localizar o aparelho é necessário que utilize o e-mail cadastrado no celular, ele ativará o GPS e fornecerá uma localização exata de onde se encontra o seu aparelho, se o usuário não faz parte de uma rede de compartilhamento GPS é possível entrar no “Google Find My Device” com endereço do e-mail cadastrado e visualizar a localização do aparelho no Mapa Google.
Nos Estados Unidos da América existe um aplicativo chamado “Find My Friends”, ele é utilizado em iphone da apple, é uma rede de compartilhamento da localização entre jovens, no aplicativo “Find My Friends” o mediador solicita ao usuário o compartilhamento na rede de localização, desta maneira é possível que pais e responsáveis também saibam qual a localização do aparelho.
Para desativar o dispositivo, o seu fornecedor de serviços móveis pode usar o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) do dispositivo. Pode encontrar o número IMEI do dispositivo nas definições do telemóvel ou com a app Localizar o meu dispositivo.