A pintura neoclássica foi um típico representante da tradição acadêmica, um sistema artístico organizado em claras hierarquias de valor, que prescrevia um treinamento técnico rigoroso e prolongado, onde a autoridade moral e artística dos mestres consagrados pela história era a diretriz mais alta.
O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
Nesse aspecto, temos que o academicismo veio a tona tendo em vista as ideias do positivismo. Já o neoclassicismo diz respeito a retomada das ideias clássicas que houve na Itália nos fins do séc. XVIII e começo do XIX, em especial nas artes bem como na literatura.
Nas escolas ou academias de belas-artes, existia um modelo de técnica e temas a ser ensinado. ... A pintura se baseia na pintura renascentista italiana e na escultura grega, a principal fonte de inspiração foi no pintor Rafael, que se destaca pelo incrível equilíbrio das cores em suas obras.