Siga esta ordem:
Se você quer afinar a corda E (mi) e aparece a letra F (fá), você precisa baixar a nota em meio tom, diminuindo a tensão da corda. A afinação tradicional é (da corda mais fina pra mais grossa): E, B, G, D, A, E.
No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom. esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.
440 Hz
Use um afinador cara, pode ser um de computador ou um pedal afinador. Afinação em E (mi) é chamada de "afinação padrão" e Eb (mi bemol) é meio tom abaixo da afinação de E(mi). Procure na NET algum afinador. Abç.
A afinação é feita da seguinte maneira: O instrumento é afinado meio tom abaixo, e a sexta corda (mais grave) é abaixada um tom em relação as demais.
Isso se deve ao fato de que, se voce abaixar a corda, cada 1/2 tom acrescentará uma nota a mais. Lembre-se de quando se afina a 6ª corda en Ré, adicionam-se as notas Ré e Ré# e a nota MI passará a ser tocada no 2º traste, a nota La no 7º traste, e assim por diante.
Afinação Drop C Nesta afinação o “trabalho” é um pouco maior. O 1º passo é afinar todas as cordas um tom abaixo do padrão standard. Depois disso, afina-se a 6ª corda um tom abaixo para ficar C(Dó). O bacana deste padrão é que você consegue realizar um power acorde de C com as 3 últimas cordas soltas.
A afinação "padrão" pra B é B F# B E G# C#, mas eu prefiro muito mais usar B E A D F# B. É praticamente a afinação padrão (se tu for ver só tem o B ali na sexta e um F# no lugar do G), e "simula" uma guitarra de sete cordas sem a primeira. Quanto as cordas, não sei se 0.
A menor distância possível entre duas notas diferentes é MEIO TOM, e isso é o que caracteriza nossa música ocidental. A distância do MI para o FÁ é de apenas MEIO TOM, ou seja, para alcançarmos um FÁ partindo de um MI temos que "subir" menos.
Um Ab dentro da tonalidade de Cm é a coisa mais natural, pois trata-se do acorde do bVIº grau, representado pelo modo lídio.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra....Então, ficará assim:
Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.
Pra subir um tom você precisa conhecer os intervalos (que é medido em números de tons). Vamos ver este assunto de uma forma diferente. Imagine uma régua dividida em centímetros. Cada centímetro correponderá a um intervalo de 1 tom.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão. ...
5 passos para descobrir a tonalidade de uma música