De modo geral, a tecnologia para surdos e deficientes auditivos trouxe muitos benefícios para os usuários, mas ainda há muito a fazer. ... É que além de permitirem a inclusão de deficientes auditivos, eles contribuem para a sua comunicação e desenvolvimento em qualquer lugar, com qualquer pessoa.
Assim sendo, para que as pessoas com deficiência se beneficiem de todo o potencial positivo das TICs, sendo preciso eliminar barreiras ambientais e sociais; criar e adotar programas adequados a elas; divulgar conteúdos em formatos alternativos e oferecer dispositivos de tecnologia de apoio.
Segundo o especialista, a comunicação é a base da inclusão social e permite que portas sejam abertas. ... O psicólogo acredita que, “além da inclusão no mercado de trabalho a partir da contratação de pessoas com deficiência, as empresas de tecnologia realizam a grande e fundamental tarefa de facilitar a comunicação”.
Nesse contexto, a educação é uma importante ferramenta aliada à inclusão digital....Para saber mais:
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital.
Além disso, o analfabetismo também é um fator complicador para a inclusão digital. Calcula-se que 3 em cada 10 pessoas no nosso país conseguem até entender as palavras, porém não são capazes de avaliar textos de forma funcional.
O que é inclusão digital e para que serve? A inclusão digital é um conjunto de políticas pensadas com a intenção de tornar as tecnologias de comunicação mais acessíveis a todas as pessoas. O objetivo é que um indivíduo saiba utilizar as tecnologias e a internet de forma consciente, sabendo quando e como utilizá-las.
Portanto, promover a acessibilidade e compreender a importância da inclusão digital é essencial para que todas as pessoas, incluindo as de baixa renda, possam ter acesso às informações e às facilidades trazidas pelo uso da tecnologia. Assim, é possível criar um mundo mais solidário, com cultura e mais humano.
4 A IMPORTÂNCIA DA INCLUSAO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR Quando um cidadão é incluído digitalmente, ele estará inserido a sociedade da informação de modo a evitar a exclusão social, pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, tendo direito ao livre acesso à informação.
Nesta nova sociedade, os profissionais de TI possuem papel fundamental, seja no desenvolvimento de tecnologias, que ampliem a acessibilidade dos usuários, ou transmitindo seu conhecimento. O analfabeto do futuro será o indivíduo que não souber decifrar a nova linguagem gerada pelos meios de comunicação (Pretto, 1996).
Para o setor da educação, a inclusão digital faz-se ainda mais necessária pois possibilita o acesso ao conhecimento de modo amplo para todas as faixas etárias e classes sociais, o que influencia diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e na evolução da sociedade como um todo. ...
Esse distanciamento das tecnologias impede os cidadãos de nossa sociedade a terem acesso à informação, cultura, entretenimento, serviços de utilidade pública e educação. Consequentemente estes excluídos da sociedade digital se vêem à margem do mercado de trabalho e das exigências de vida atual.
A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível ao maior número de pessoas. Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e elas podem pensar além, em outras perspectivas. A tecnologia abriu muitas portas para a melhoria da sociedade.
Dentre os principais benefícios que a inclusão digital traz para a saúde mental dos idosos estão:
Com o Programa de Inclusão Digital espera-se introduzir o idoso às novas tecnologias, tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones, para que o mesmo adquira autonomia na utilização destes recursos, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos e com a comunidade.