Os equinodermos são exemplos de animais que apresentam diferenças durante sua vida, sendo que, na fase larval, apresentam simetria bilateral; enquanto, na fase adulta, apresentam simetria radial.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. Os animais equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
São chamados de artrópodes todos os animais invertebrados que possuem o corpo com partes articuladas, como as patas ou pernas. Esse filo de animais é o mais diversificado do planeta, com mais de um milhão de espécies conhecidas.
Os artrópodes (Filo Arthrophoda) são animais invertebrados e de grande distribuição no planeta. ... Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes. Entre esses, o mais diverso é o grupo dos insetos.
Como exemplos de artrópodes, podemos citar as abelhas, lacraias, escorpiões, aranhas, lagostas e caranguejos. Não pare agora......A divisão mais conhecida e trabalhada nos livros didáticos, no entanto, é aquela que agrupa os artrópodes em cinco grupos:
O tipo mais conhecido é aquele presente nos artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos. Nesses animais, a estrutura é composta principalmente de quitina, um polissacarídio resistente.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
As vantagens dos artrópodes quanto à presença do exoesqueleto são: impermeabilidade, resistência contra predadores e ambiente hostil; A desvantagem mais marcante: limitação do tamanho, obrigando o abandono regular de seus respectivos exoesqueletos para a adaptação de novos e maiores.
Resposta. seu desenvolvimento e a principal vantagem, separacao em hierarquias para melhor atuacao dentro de uma colonia, Rainha cuidando da prole, operarias desenvolvendo trabalhos na colonia, podendo superar dificuldades que se estivesse solitarios nao conseguiriam.
Proticutícula: constituída por proteína e quitina, essa parte é mais espessa que a epicutícula e confere maior resistência ao exoesqueleto.
artrópodes
adjetivo Que contém quitina, ou formado de quitina: carapaça quitinosa.
Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.
Outros animais, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, citados anteriormente, possuem esqueleto interno (endoesqueleto). Em muitos casos, o esqueleto é rígido (como nos corais, moluscos e outros), mas em outros é móvel (ouriços do mar, grilos, gafanhotos, peixes, sapos, cobras, pássaros, cachorro).
O exoesqueleto dos insetos é formado por proteínas e quitina internamente e proteínas e lipídios externamente. O exoesqueleto dos crustáceos é mais rígido por conter cálcio em sua estrutura.
O exoesqueleto é o esqueleto externo de muitos animais invertebrados, como os artrópodes. ... O esqueleto interno é responsável pela sustentação do corpo , e também fornece, em certos casos, proteção aos órgãos internos e ponto de apoio para a fixação dos músculos.
Aracnídeos; Diplópodes; Insetos; E por fim, os quilópodes.
Resposta:os insetos não possuem ossos dentro do corpo, mas têm uma cobertura rígida externa chamada exosqueleto (ou exoesqueleto). ... O esqueleto humano é constituído principalmente de ossos, mas tem também um pouco de cartilagem. O esqueleto dá sustentação e proteção ao corpo.
Os grupos de artrópodes De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos.