A digestão extracelular intracorporal ocorre, em animais, fora das células em cavidades digestivas – na cavidade gastrovascular ou no tubo digestivo, onde são lançados sucos digestivos que contêm enzimas, que actuam sobre as partículas alimentares transformando-as em partículas mais simples.
Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. ... Digestão extracelular e extracorporal: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo).
Há, ainda, a digestão extracelular, que, como é de se imaginar, ocorre totalmente fora das células. Isso só foi possível com o surgimento de estruturas mais complexas, ou órgãos, especializados para tal função. É considerada uma vantagem evolutiva, pois possibilitou a ingestão de maiores variedades de alimentos.
A extracelular se refere à ocorrência do processo digestório no tubo digestivo dos animais, sendo, portanto, fora da célula. ...
Quando o organismo apresenta em sua organização um tubo digestivo, e o alimento é digerido antes de ser absorvido celas células, a digestão é chamada extracelular, pois se completa fora das células.
Designação do tubo digestivo com duas aberturas, nomeadamente uma boca para a entrada de alimentos e um ânus para eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos. O tubo digestivo completo existe em seres vivos pertencentes a filos que, hierarquicamente, se situam acima dos platelmintes.
A digestão é o processo pelo qual o alimento é reduzido a compostos mais simples e esses são utilizados para o funcionamento do organismo. O sistema digestivo ou digestório humano é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.