A hematoquezia é hemorragia por via retal de cor avermelhada ou de cor marrom. Se a hematoquezia é originária de uma fonte do trato gastrintestinal superior, ela indica um trânsito rápido pelo tratamento gastrintestinal superior, que pode ser acompanhado por hematêmese e instabilidade hemodinâmica.
O tratamento para sangue vermelho vivo nas fezes consiste em:
A presença de sangue nas fezes (hematoquezia) é um sinal clínico que sugere presença de alguma anormalidade no aparelho gastrintestinal ou na coagulação do sangue. Existem inúmeras doenças capazes de provocar algum sangramento intestinal.
Hemorragia digestiva alta é um sangramento na região do esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado. Essa perda de sangue pode estar relacionada a problemas nestes órgãos, como gastrite, úlcera estomacal, úlcera duodenal, consumo excessivo de certos medicamentos ou álcool, entre outros.
Principais sintomas
Ele resulta de hemorragia que diminuiu ou parou, e o sangue se parece com borra de café porque foi parcialmente digerido pelo ácido no estômago. É possível que o sangue também seja expelido do reto: Na forma de fezes negras e escuras (melena) Na forma de sangue vermelho vivo (hematoquezia)
O tenesmo retal pode dever-se, entre outras condições gastrointestinais, à síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, retite por irradiação, tumores do reto , infecções retais, doença diverticular, hemorroidas , disfunção do assoalho pélvico e colostomia /ileostomia.
Além destas, existem outras causas que podem levar ao tenesmo retal, como inflamação do cólon devido a radiação, ansiedade, movimentação anormal da comida no trato digestivo, ter uma hemorroida prolapsada, um abscesso retal ou gonorreia, que é uma doença sexualmente transmissível.
O alívio da dor é administrado concomitantemente ao tratamento da doença primária que causa tenesmo. A metadona mostrou ser um analgésico eficaz. O tratamento específico para o tenesmo retal está significativamente relacionado à causa exata da condição de um indivíduo (colite, ansiedade, câncer, etc.).
Recomendações
A consequência mais comum de ficar segurando as fezes é ficar com prisão de ventre porque as fezes permanecem mais tempo no intestino, onde há absorção de água, e por isso elas ficam mais ressecadas e difíceis de sair.
Estimular o consumo de água Os bebês que só se alimentam do leite materno já recebem água suficiente do peito da mãe, mas caso as fezes continuem ressecadas, deve-se falar com o pediatra para oferecer mais água entre as mamadas. Veja quando começar a dar água para o bebê.