Grandes Acontecimentos da Segunda Guerra Mundial a Cores. Os mais marcantes eventos da Segunda Guerra Mundial – do ataque a Pearl Harbor ao Dia D – são retratados nesta vívida série documental que usa filmagens restauradas.
O ataque a Pearl Harbor iniciou o conflito entre os Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra e foi reflexo do sentimento de superioridade que existia no Japão. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí. ...
A Batalha de Stalingrado mudou os caminhos da Segunda Guerra Mundial e colocou os Alemães em uma posição defensiva. Após esse episódio, os soviéticos organizaram uma investida para Berlim afim de exterminar com Adolf Hitler.
Porque o ataque a Pearl Harbor ocorreu na Segunda Guerra Mundial, destruindo o porto dos EUA no Havaí. O Japão já possuía rivalidade contra os Estados Unidos, e esse sentimento já era recíproco. Com o ataque, os EUA (aliados), que era rival dos Japão (eixo), intensificou esse ódio, e com isso, os EUA teve de vingar-se.
O dia "D" significou a libertação da França pelas tropas aliadas do domínio alemão e sua derrota da 2° Guerra Mundial. ... Pois Hitler achava que ainda era possível vencer a guerra, não querendo acreditar nas derrotas que havia sofrido na União Soviética e Inglaterra, além da Batalha de Stalingrado.
O Dia D, também conhecido como Operação Overlord, marcou os desembarques de tropas Aliadas na Normandia e aumentou a pressão sobre a Alemanha na Segunda Guerra. ... Ele marcou o início dos desembarques das tropas Aliadas na Normandia, no norte da França.
Explicação: O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Em 3 de fevereiro de 1917, o presidente americano Woodrow Wilson rompeu relações com a Alemanha em represália ao anúncio de uma guerra de submarinos feito pelo imperador alemão, que ameaçava navios mercantes dos EUA. ... Em 1917, os EUA declararam guerra à Alemanha, alegando lutar contra o autoritarismo e o militarismo.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
Em 11 de novembro de 1918, armistício entre Alemanha e Aliados encerrava o grande conflito após quatro anos de matança. E estava preparado o solo para a próxima guerra mundial. ...
O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 como um dos acordos de paz firmados após a Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à Alemanha. ... Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações.
O Tratado de Brest-Litovsk marcou o fim da participação da Rússia na Primeira Guerra e, na prática, encerrou o conflito no Leste Europeu.