São pacientes que recebem classificação verde segundo o protocolo humaniza SUS do Sistema Único de Saúde, exceto: a) Retorno inferior a 24 horas devido a não melhora do quadro.
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Triagem significa classificar ou priorizar itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação a partir de protocolos preestabelecidos.
Triagem é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando os recursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato.
Refere-se à necessidade de boa acolhida e escuta qualificada, que encaminhem os usuários para resolução de seus problemas naquilo que ele espera do atendimento em saúde, resultando na sua satisfação e melhoria da qualidade de vida15.
Cadernos de Atenção Básica
A equipe deverá distribuir na Agenda todas as aWvidades que cada profissional pactuou ou programou no planejamento que serão executadas durante o ano, ou seja, são os números de consultas, procedimentos, visitas e grupos que cada profissional irá executar durante o ano em cada ciclo de vida.
Organizar o acolhimento a partir das necessidades dos usuários exige, portanto, que a equipe reflita sobre o conjunto de ofertas que tem disponível, pois todas as práticas de saúde da Unidade precisam estar à disposição para serem utilizadas quando necessário.
Dentre as estratégias implantadas destacou-se: Sensibilização da equipe e da comunidade através de oficina local para construção e (re) organização do processo de trabalho da equipe, oficina central com a equipe de enfermagem para discussão de fluxos assistenciais e palestras na sala de espera informando a comunidade ...
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.
A UBS, onde se centra esse estudo, foi constituída por meio de convênio entre Secretaria Estadual da Saúde-RS e um hospital privado. 2 BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). ... Os profissionais do Mais Médicos atuam nas UBSs e compõem as equipes de saúde da família com enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade.
Unidades Básicas de Saúde (UBS) Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
As UBS tradicionais concentram a assistência à saúde na figura do médico com atendimento pela tríade de especialistas - clínico, ginecologista e pediatra -, além da equipe de enfermagem e odontologia; e as unidades mistas que articulam diferentes modelos na USF 9, integram os processos de trabalho da Estratégia Saúde ...