Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase. Com a alça bacteriológica ou com um palito coleta-se o centro de uma colônia suspeita e esfrega-se em uma lamina de vidro. Colocar sobre este esfregaço uma gota de água oxigenada a 3% e observar a formação de bolhas.
Este exame proporciona um diagnóstico ágil de pneumonia por pneumococo por meio da detecção de antígenos solúveis de S. pneumoniae na urina dos pacientes infectados. O teste é rápido e o resultado pode ser fornecido no mesmo dia do recebimento da amostra.
pneumoniae são lisas, pequenas, brilhantes, côncavas, podendo exibir uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial das células bacterianas. Se o meio de cultura contiver sangue, principalmente de carneiro, as colônias serão circundadas por um halo esverdeado de hemólise parcial ou hemólise alfa.
Para a confirmação do diagnóstico, amostras do líquido cérebro-espinhal ou do sangue são colocadas em meio de cultura propício ao crescimento de N. meningitidis. O aparecimento de colônias da bactéria significa que o resultado é positivo.
Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:
O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através dos exames de sangue, urina e fezes....Exame de sangue, urina e fezes
Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.
Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.
A principal causa de moleira alta ou inchada na criança é o aumento da pressão cerebral, o que pode ser desencadeada por inflamações ou armazenamento irregular de líquidos na região do crânio.
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...
A moleira pulsando é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. “A cabeça do bebê é muito fina, por isso a pulsação do coração pode aparecer lá”, explicou Clay.
A cirurgia de fontanela fechada. O procedimento consiste na reconstrução da caixa craniana do bebê. A cirurgia de fontanela abre espaço para que o cérebro cresça e é muito invasiva mas que traz resultados muito satisfatórios.