Passe o aspirador próprio para estofados em ambos os lados, na frente e no verso da tapeçaria. Isso removerá qualquer pó solto ou detritos das fibras do tapete e só deve ser feito uma ou duas vezes por ano.
É possível limpar quadros pintados a mão sem danificá-los. Basta passar um pão macio (que não esfarele) na superfície empoeirada. Isso deve bastar para limpar fungos e bolor. Esse processo deve ser feito de forma delicada.
Para isso, é recomendável seguir o seguinte procedimento:
Reutilizar a tela de pintura
Misture uma solução fraca com uma parte de alvejante e quatro partes de água e coloque em uma garrafa de spray. Espirre a área afetada e deixe de molho por ao menos cinco minutos. Esfregue a área até ficar limpa com um pano úmido. Outra boa opção é usar peróxido de hidrogênio.
Para retirar fungos e bolor de gravuras, esfregue toda a superfície da gravura com miolo de pão. Prepare uma mistura composta da seguinte maneira: uma parte de água oxigenada, 2 partes de água e algumas gotas de sumo (suco) de limão.
Se for negativo colorido, mergulhar em água durante uns cinco minutos, e depois disso, passar levemente um cotonete molhado com estabilizador. Deixar secar. Se for p&b também deixar cinco minutos na água. usar Agepon (em 5 ml para 300 ml de água) e enrolar e desenrolar o rolo mergulhando na mistura.
Remova o mofo ou bolor de livros e papeis.
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Em um balde, adicione 1/3 de água sanitária para uma parte de água. Com os luvas de borracha e uma esponja, esfregue bem a solução na parede em que se encontra o mofo. Feito isso, limpe tudo com um pano úmido e, caso necessário, repita o processo.
Jogue bicarbonato de sódio suficiente no papel para cobrir completamente a mancha e deixe agir durante a noite. O bicarbonato deverá formar um montinho. Se ainda puder ver o papel embaixo dele, coloque mais!
Ensope um cotonete limpo com o solvente e role-o suavemente, sem pressionar, sobre um canto. Molhe o outro lado do cotonete e role-o sobre a mesma área. Confira a pintura para ver se o verniz saiu sem prejudicar a tinta. Verifique o cotonete para ver se há algum resíduo nele.
Não use água, álcool nem óleo de bebê.
Coloque na frente e no verso da pintura um papel cartão duro ou papelão, para evitar riscos de contato com a peça. Evite armazenar em locais quentes. O calor faz com que a tinta fique macia e descasque. Não encoste objetos na obra, evitando assim o risco de danificá-las.
Passe uma esponja umedecida em uma solução de água e vinagre branco, na proporção de duas partes de água para cada parte de vinagre. Torça a esponja com frequência e passe-a novamente até que a mancha seja removida.
Passe o pano ou pincel, suavemente, de cima para baixo na tela. Não esfregue, não pressione e não use pano molhado. Na moldura use um pano levemente umedecido, em seguida, um pano seco. Não passe qualquer produto de limpeza na tela, nem na moldura e nem pense em passar aspirador de pó.
Limpeza mensal: utilize um pano umedecido com água ou ainda um espoja macia com água e sabão neutro, mas somente quando necessário remover manchas ou sujeiras mais resistentes. Limpeza semanal: Limpe o vidro com lenço ou toalha de papel e um pouquinho de álcool (liquido ou gel).
Isso mesmo, basta passar um pano com álcool em movimentos circulares para limpá-la. Isso já é suficiente para deixar sua lousa em vidro limpinha. Como o álcool evapora rápido, não será preciso nem lustrar a superfície.
Molhe um pano limpo ou esponja com a solução de limpeza que preferir. Caso use algum produto químico com muito odor, prefira fazer a limpeza em uma área ventilada. Passe a solução de limpeza no quadro e esfregue bastante. 3- Limpe e seque.
Use água com vinagre. Adicione 1/2 xícara de vinagre para 4 xícaras de água morna antes de molhar o pano na mistura. Esfregue o quadro. Torça o pano para que ele não fique pingando. É melhor deixar o quadro negro secar ao ar livre após remover o giz de sua superfície.
Com um pano macio umedeça com o produto de limpeza de LED ou água destilada e passe com muito cuidado em toda a tela, sem aplicar nenhum tipo de pressão....Nunca use produtos abrasivos como:
Como limpar e prevenir manchas e marcas na tela da TV
Realizando a limpeza do monitor